TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO FILME ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  1.199 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Jaqueline Costa

ANÁLISE dos filmes "Admirável mundo novo (1998)" e "O doador de memórias"

  1. Qual a situação extrema na humanidade motivou a criação das duas sociedades fictícias descritas nos fimes?

R: nos dias o ser humano está cada vez mais ignorante e esqueçando das coisas boas da vida, esquecendo o amor que existe entre um e o outro, só existe ganancia, muita violêcia e muita falta de respeito um com o outro. Hoje em dia ninguém mais se importa com o próximo, ninguém faz as coisas com amor e humildade. Acredito que o propósito dos filmes foi mostrar esta idéia, que o mundo precisa de mais amor e compaixão, que o mundo está cada vez mais capitalista.

  1. Nas duas sociedades os individuos precisam tomar uma dose diária de "remédio/droga".Estas doses tem a função de inibir qual manifestação do organismo?

R: tem a função de tirar as emoções que eles podiam sentir no dia a dia, seus sentimentos. Deixava eles pessoas frias e sem saber oque estavam fazendo. Só seguiam as regras.

  1. O que diferencia a moral das duas sociedades com relação ao contato físico entre os seus indivíduos?

R: em minha vista, no filme Admirável Mundo Novo,poderia sim ter um contato físico porém eles mostravam que isto era bom era evitado para não haver conflitos e guerras. Já no filme O Doador de Memórias não podia haver contato físico pois assim eles teriam emoções e descobririam o amor um pelo outro.

  1. Escolha duas personagens do filme "Admirável mundo novo" e compare suas ações com outras duas do filme "O doador de memórias"

R: No filme  "Admirável mundo novo’’  John, o Selvagem era filho de Linda e do Diretor. Curioso. Revela-se o personagem principal no decorrer do conto. Deseja ser livre. Deseja saber. Comparando com o Jonas de "O doador de memórias" ele era diferente e queria ajudar sua comunidade, queria atravessara fronteira para que todos podessem sentir novamente e ter suas emoções. Pensava em todos e não só nele.

5.Qual a diferença nas duas sociedades com relação a organização social (hierarquia)?

R:

  1. Qual a diferença entre Utopia e Distopia? (ver no dicionário de filosofia)

R: Utopia: Tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo. O "utopismo" consiste na ideia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo absurdamente otimista de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.
Distopia: é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa". As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismoautoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações. Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (296.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com