TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do documentário: Alguém aí falou de racismo?

Por:   •  14/9/2016  •  Resenha  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  1.694 Visualizações

Página 1 de 2

E.E. João Ramalho

           

Alguém Falou de Racismo?

    [pic 1]

Nome: Gustavo R. Rodrigues nº 13  3ºB

Profª: Valquíria Braga

Disciplina: Sociologia

São Bernardo do Campo – SP

08/04/2015

 Resenha Crítica do Documentário: Alguém falou de Racismo?

O documentário fala sobre uma jovem negra, que sonha em fazer medicina, porém, ao refletir sobre onde estaria daqui à dez anos, começa a perceber que o fato de ser negra poderia ser um empecilho.

Dentro desse enredo a jovem começa a perceber que a discriminação existente hoje no país é decorrente de uma herança histórica, que reflete muito nos dias de hoje.

O vídeo enfatiza bem sobre como abordam esse assunto, mostra que o preconceito está tão escancarado em nossa sociedade, que até alguns dos discriminados acabam se conformando com a situação.

O documentário também cita sobre a marginalização que os negros sofreram após a escravidão no Brasil, a aboliram porém não fizeram um processo de integração desses negros na sociedade, isso deixou os negros excluídos, e de certa forma é como se esse processo de integração dos negros na sociedade só estivesse acontecendo nos dias de hoje, pois eles estão conquistando cada vez mais espaço na sociedade, conseguindo entrar em boas universidades e tendo melhores chances no mercado de trabalho, isso está melhor em comparação com antigamente, mas em relação aos brancos, ainda é muito pouco.

O curta comprova a desigualdade que existe entre brancos e negros com a entrevista que acontece, onde é perguntado para os entrevistados negros se eles já sofreram algum tipo de discriminação, e todos eles afirmam já ter sofrido algum tipo de discriminação.

O mais interessante do vídeo é a proposta de discussão do assunto, ele enfatiza bem que esse é um assunto que é preciso ser enfatizado e melhor discutido, para assim ampliar o pensamento tão primitivo que grande parte da população ainda tem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (178.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com