TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do prologo casa grande senzala

Por:   •  9/7/2015  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 2

Fernando Henrique Cardoso é um sociólogo, escritor e político brasileiro, ele foi o trigésimo quarto presidente do Brasil. Ele escreveu o prefácio para a obra de Gilberto Freyre “Casa Grande & Senzala”, no qual ele expõe a sua visão sobre o livro.

Ele fala que a visão de Gilberto assume a perspectiva de branco e senhor, mesmo que ele considere a mestiçagem positiva, ele o traduz como um fruto de sua época, por escrever para os leitores de seu tempo, a elite, que eram pessoas com valores pre formados, portanto o livro fora narrado de forma a se adptar a estes valores.

Fernado Henrique classifica a obra como perene por possuir uma característica de ser quase um mito, por se tratar apenas de uma parte da realidade. A obra formula um mito nacional, ao mesmo tempo que o desvenda, explica e interpreta, não apenas de nossa história, mas também da formação de um ser nacional.

O sociólogo faz menção ao fato do livro possuir antagonismos que convivem em harmonia, assim como a língua que não se tornou tão formal quanto os jesuítas ensinavam ou tão simples quanto os escravos a falavam. Ele expõe também a ambiguidade da obra, sobre a sociedade escravocrata e a sociedade patriarcal brasileira onde ele fala da situação real daquela, e glorifica essa.

Ele ainda trata de outros pontos como o caráter introspectivo da obra, característica que leva o leitor a tirar conclusões por si só. Também ao caráter não metódico da obra, que a deixa sucetível a críticas, porem não reduz o seu mérito.

Este prefácio elaborado por Fernando Henrique nos ajuda a compreender as posturas do autor, mostranto também a importância da obra. Mesmo com a interpretação de alguns fatos de forma heterogênea a obra não perde seu valor, por falar sobre a miscigenação como fator positivo, se tratando assim de nossa história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (26.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com