TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 1- Ciencias Sociais

Artigos Científicos: Caso Concreto 1- Ciencias Sociais. Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

Questão discursiva:

Leia o parágrafo abaixo e responda as questões apresentadas.

A sociedade coloca a metade das crianças em saias, mas as adverte que não podem se mover de certas maneiras para não revelar o que está em baixo, enquanto que a outra metade usa jeans e macacões e são encorajados a subir em árvores e a jogar bola ou a outras atividades externas; se mais tarde durante a adolescência a metade que usa calças é exortada para ?comer como um rapaz crescido?, enquanto que a metade das saias é avisada para se preocupar com o seu peso e não se tornar gorda. Se a metade dos de jeans caminha de tênis ou botas, enquanto que a outra metade está de salto alto, então estes dois grupos de pessoas serão biologicamente e também socialmente diferentes. Seus músculos serão diferentes, como os seus reflexos, postura, braços, pernas, pés, coordenação entre olho e mãos, percepção espacial, entre outros. Eles também serão biologicamente diferentes se, como adultos, eles gastarem oito horas por dias sentados em frente de um mostrador visual ou trabalhar na construção ou em uma mina.

Fonte: Hubbard, R. Algumas ideias sobre a masculinidade das ciências naturais. Mccanney Gergen, M. O pensamento feminista e a estrutura do conhecimento. Rio de Janeiro, Ed. Rosa dos Tempos, 1993. (p.94)

1-Interprete o texto acima destacando a importância da sociedade para a formação do indivíduo.

RESPOSTA: A sociedade, como podemos ver acima, tem importância fundamental na formação do individuo, desde a infância até sua morte, pois cada dia ela nos mostra normas, valores sociais, além das crenças, tradições, cultura. Essas crianças do texto vivem condicionadas aos seus costumes, ao modo desse grupo social viver e se relacionar, sendo assim, haveria muita dificuldade de viver de outro lado. A sociedade ajuda a formar o caráter da pessoa, mas as escolha que fazemos depende unicamente de nós. A identidade do indivíduo alicerça-se em capacidades e valores, no que somos capazes de compreender o mundo e no significado que damos à nossa vida. E somos diferentes do “comum” de nossa sociedade, precisamos ter uma base, uma família e amigos apoiando nossas escolhas, sempre levando em considerações os Direitos e Deveres de cada cidadão, assim, apoio nas escolhas Legais.

2- Qual seria a perspectiva das Ciências Sociais para explicar as diferenças comportamentais e físicas entre os sexos?

RESPOSTA: A sociedade nos impõe certos limites e valores, porém, por mais que sejamos todos seres humanos, ela nos separa por sexo e espera que nossas atitudes sejam diferentes das pessoas do outro sexo. Diferenças na forma de se comportar, vestir e de nos relacionar com os demais. Como podemos analisar no texto, as meninas são delicadas, usam saia e não tem tanta liberdade. Já os meninos, não tão delicados, usam calça, podem subir em árvores, ou seja, tem mais liberdade nas atividades que querem.

Questão de múltipla escolha: As várias perspectivas das Ciências Sociais destacam aspectos diferentes da realidade social. É inteiramente correto dizer, de acordo com a visão de E. Durkheim que a sociedade é ?um fato objetivo que nos coage e até nos cria?. No entanto, também é correto dizer que:

A)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com