TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Comportamento Organizacional Com ênfase Nas Dimensões Que Interferem Nas Relações Dentro Das Organizações

Por:   •  12/6/2013  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  1.808 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A compreensão do comportamento organizacional tem se mostrado um dos grandes desafios da atualidade. Essa interação entre indivíduos e organização forma uma teia complexa de comportamentos observáveis de ambos os sujeitos. Por isso é fundamental a noção clara da definição de comportamento organizacional, que pode perpassar pelos conceitos de eficiência (forma como determinada tarefa é realizada, buscando a otimização dos recursos) e eficácia (resultado obtido, fazendo a coisa certa).

A eficiência e eficácia no trabalho devem ser alguns dos principais objetivos a serem perseguidos por todos os colaboradores, notadamente o líder. Na figura do líder repousa uma das chaves para o atingimento das metas e promoção do espírito de equipe, a partir da motivação que deve ser estimulada nos colaboradores. Esses devem ser incentivados a praticarem o exercício da criatividade, buscando dessa forma a inovação.

Para que todos os fatores acima citados sejam bem percebidos e compreendidos por todos os funcionários, cada vez mais a comunicação empresarial tem representado um papel crucial, fomentando a gestão do conhecimento mediante o compartilhamento de ideias.

CAPÍTULO 1

O Comportamento Organizacional pode ser definido como o estudo metódico das ações dos indivíduos e grupos dentro do contexto das organizações, para fins de explicação, previsão e controle do comportamento humano.

Para Vecchio (2008), o comportamento organizacional é o campo de análise voltado à pesquisa científica, dentro de um contexto organizacional, dos processos comportamentais, que engloba desde as atitudes, motivação e desempenho dos colaboradores, até os fatores organizacionais e societários que influenciam no comportamento do indivíduo.

Outra definição de comportamento organizacional pode ser encontrada em Caravantes, Caravantes & Kloeckner (2008, pg 28), conforme abaixo:

O comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Para ambos os autores, o comportamento organizacional caracteriza-se como um estudo do comportamento dos colaboradores, bem como da influência da organização sobre o comportamento dos colaboradores.

A definição de Caravantes, Caravantes & Kloeckner apresenta-se um pouco mais abrangente, incluindo também em sua definição o efeito do ambiente sobre a organização; e a eficiência, eficácia e efetividade dos trabalhadores em relação à organização.

Em relação aos sistemas abertos e fechados do comportamento organizacional, segue abaixo um quadro comparativo extraído de Caravantes, Caravantes & Kloeckner (2008, pg 37):

8. Organização Social

7. Ser Humano

6. Reino Animal

5. Vida Vegetal

4. Sistema Aberto Auto-Regulável: Célula

Sistemas

Abertos

3. Sistema Cibernético Simples: Termostato

2. Sistemas Dinâmicos Simples: Mecanismos de Relógio

1. Sistemas Estáticos Simples: Estruturas Sistemas

Fechados

Dessa forma, os estudiosos tem considerado as organizações como sistemas abertos, lidando com seu ambiente para obtenção e utilização de recursos, além de vender produtos finais e serviços (Vecchio, 2008).

CAPÍTULO 2

Pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com