TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento De Metodologia Do Trabalho Científico

Artigo: Fichamento De Metodologia Do Trabalho Científico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  4.700 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO / CAMPUS XI SERRINHA

Jakeline Pinto Ferreira

FICHAMENTO: Metodologia do Trabalho Científico.

Serrinha/ 2014

Jakeline Pinto Ferreira

FICHAMENTO: Metodologia do Trabalho Científico.

Trabalho apresentado ao curso de Administração para fins avaliativos da disciplina: Metodologia Cientifica e do Trabalho Científico, orientada pelo professor: Sandro Correia.

Serrinha / 2014

FICHAMENTO

SEVERINO, Antônio Joaquim. Universidade, ciência e formação acadêmica (cap 1.) in: Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Resumo

Antônio Joaquim Severino deixa explícito neste capítulo o sentido das relações entre ensino, aprendizagem, conhecimento e educação no âmbito da vida universitária, além disso, destaca a importância do ensino, da pesquisa e da extensão para a transformação da sociedade por meio da Universidade.

Citações

1.1. Educação superior como formação científica, profissional e política.

“O ingresso no curso superior implica uma mudança substantiva na forma como professores e alunos devem conduzir os processos de ensino aprendizagem”. (p.22)

“O ensino superior, tal qual se consolidou historicamente, na tradição ocidental, visa atingir três objetivos, que são obviamente articulados entre si. O primeiro objetivo é o da formação de profissionais das diferentes áreas aplicadas [...]; o segundo objetivo é o da formação do cientista mediante a disponibilização dos métodos e conteúdos de conhecimento das diversas especialidades do conhecimento; e o terceiro objetivo é aquele referente à formação do cidadão, pelo estímulo de uma tomada de consciência, por parte do estudante, do sentido de sua existência histórica, pessoal e social”. (p.22)

“A Universidade, em seu sentido mais profundo, deve ser entendida como uma entidade que funcionária do conhecimento, destina-se a prestar serviço à sociedade no contexto da qual ela se encontra situada”. (p.23)

“[...] a educação pode ser mesmo conceituada como o processo mediante o qual o conhecimento se produz se reproduz, se conserva, se sistematiza, se organiza, se transmite e se universaliza, disseminando seus resultados no seio da sociedade”. (p.23)

“[...] a tradição cultural brasileira privilegia a condição da Universidade como lugar de ensino, entendido e, sobretudo praticado como transmissão de conteúdos acumulados de produtos do conhecimento”. (p.23/24)

“Na Universidade, ensino, pesquisa e extensão efetivamente se articulam, mas a partir da pesquisa, ou seja: só se aprende, só se ensina, pesquisando; só se presta serviços à comunidade, se tais serviços nascerem e se nutrem da pesquisa”. (p.24)

1.2. A produção do conhecimento como construção do objeto.

“[...] conhecimento se dá como construção do objeto que se conhece, ou seja, mediante nossa capacidade de reconstituição simbólica dos dados de nossa experiência, apreendemos os nexos pelos quais os objetos manifestam sentido para nós, sujeitos cognoscentes”. (p.24/25)

“Na Universidade, o conhecimento deve ser construído pela experiência ativa do estudante e não mais ser assimilado passivamente, como ocorre o mais das vezes nos ambientes didático- pedagógicos do ensino básico”. (p.25)

“[...] ensino e aprendizagem só serão motivadores se seu processo se der como processo de pesquisa”. (p.26)

“Do ponto de vista do estudo, o que conta não é mais a capacidade de decorar e memorizar milhares de dados, fatos e noções, mas a capacidade de entender, refletir e analisar os dados, os fatos e as noções”. (p.27)

1.3. PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE.

1.3.1. Do compromisso da Universidade com a construção do conhecimento.

“O conhecimento é, pois, elemento específico fundamental na construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com