TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Sistema Financeiro Nacional e de seus principais participantes?

Resenha: A importância do Sistema Financeiro Nacional e de seus principais participantes?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 2: A importância do Sistema Financeiro Nacional e de seus principais participantes?

Temos que ter em mente que um sistema é sempre um conjunto de coisas que juntas formam algo, com uma determinada função. O Sistema Financeiro Nacional é o conjunto de instituições financeiras ou não, públicas ou privadas. Todas elas voltadas para a política monetária do governo federal. Seus principais participantes normativos são: o CMN (Conselho Nacional de Previdência Complementar).

O sistema normativo estabelece diretrizes mais não as executa ,regulariza as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras; e disciplinar os instrumentos de política monetária e cambial.

Seus participantes operacionais são Instituições financeiras, bolsas de mercadorias , valores e cambio, sociedades capitalizadoras e de seguros e fundos de pensão. Tem como função Reunião, em uma única instituição, de operações de banco comercial, de investimento, de desenvolvimento (público), de sociedade de crédito, SCI e arrendamento mercantil Verticalização: conglomerados financeiros -redução de custos e ampliação de serviços

Suas entidades Supervisoras : Bacen, Comissão de valores mobiliários, Superintendência de valores mobiliários, de seguros privados, Superintendência nacional de previdência complementar . Tem como função gerir a economia e garantir a estabilidade da moeda.

Imagine que você foi ao banco para fazer uma aplicação em um CDB (certificado de depósito bancário) com prazo de vencimento de um ano e, no mesmo dia, você também fez uma aplicação em um fundo de ações.

Vamos supor que sua aplicação no CDB tenha sido feita de maneira errada e sua gerente tenha aplicado o valor recomendado por você em um título de capitalização. Suponha também que o prospecto do banco não especificava que o fundo de investimento era de alto risco.

A qual(is) agente(s) de fiscalização você deve se dirigir para fazer as reclamações a respeito da situação descrita acima?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com