TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre Weber e Durkhein

Artigo: Relação entre Weber e Durkhein. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Artigo  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Relação entre Weber e Durkhein

Weber

Função da sociologia Investigar o sentido da ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico daquela sociedade Explicar a sociedade; encontrar soluções para a vida social; comparar sociedades

Fato social Não trabalha com esta categoria. Fruto de coerção social e da relação mecânica ou orgânica, dependendo do estágio social em que a sociedade se encontra.

Independe do que os sujeitos pensam; deve ser encarado como coisa: coerção social, exterior ao indivíduo, generalização

Ação social Tem origem no indivíduo; é resultante da interdependência entre os sentidos das diversas ações sociais.

Conduta humana dotada de sentido que realiza um objetivo, o envolvimento dos demais atores na mesma ação cria uma interdependência das ações, o que confere o caráter social. Não trabalha com essa categoria.

Relação social O sentido das ações sociais deve ser compartilhado por um grupo que atua de forma mutuamente coordenada. Resultante das interações inerentes ao tipo de solidariedade desenvolvida naquela sociedade.

Instrumento de análise Tipo ideal; método de reflexão; indeterminismo histórico Espécies sociais; objetividade; estatísticas, determinismo histórico.

neutralidade Existe certa parcialidade na análise sociológica. Embora a objetividade deva ser perseguida (método compreensivo) O cientista deve evitar qualquer parcialidade e envolvimento emocional.O mesmo modelo das ciências naturais

Indivíduo Tem significado eespecificidade.Asações sociais dos indivíduos interagindo dão a dinâmica da vida social. O indivíduo é subordinado pela sociedade.Condicionado pela consciência coletiva

sociedade É fruto do desenvolvimento histórico e cada qual tem suas especificidades resultantes da cultura e ações praticadas É um organismo, como tal é evolutivo, indo da horda ao capitalismo, indiferente ao momento histórico.

3 - O que é método compreensivo?

O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que a sações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações. Se, por exemplo, uma pessoa dá a outra um pedaço de papel, esse fato, em si mesmo, é irrelevante para o cientista social. Somente quando se sabe que a primeira pessoa deu o papel para a outra como forma de saldar uma dívida (o pedaço de papel é um cheque) é que se está diante de um fato propriamente humano, ou seja, de uma ação carregada de sentido. O fato em questão não se esgota em si mesmo e aponta para todo um complexo de significações sociais, na medida em que as duas pessoas envolvidas atribuem ao pedaço de papel a função do servir como meio de troca ou pagamento; além disso, essa função é reconhecida por uma comunidade maior de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com