TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação mais adequada para surdos

Por:   •  9/9/2016  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício APII

Curso: Prog. Esp. For. Ped. Docentes - Matemática (Licenciatura) - 1/A

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais

Tutor: Ana Paula Ferreira

Aluno(a): João Batista Rodrigues Ferreira Júnior

RGM (nº de matrícula): 16625935                              Data de entrega: 14/04/2016

Polo: Viçosa - Colégio Anglo De Viçosa - MG

1) A educação mais adequada para surdos, atualmente, deve acontecer na Escola Especial ou na Escola Regular?

A história nos mostra todos os desafios, lutas e vitórias dos surdos no mundo, e percebe-se que mesmo nos tempos atuais o preconceito e principalmente o direito da escolha não é dado aos que possuem alguma deficiência auditiva e/ou surdos congênitos. Na reportagem fica claro que tanto em uma escola Especial ou em uma Escola Regular existem os pós e os contra, ficando a decisão da escolha, dependendo da situação financeira ou não dos pais, a decisão em qual escola inserir os filhos e não dos próprios filhos, isto sempre levando em conta a idade da criança para que ela posso fazer no momento oportuno. Também com é relato ao longo da história pelos vários pesquisadores e estudiosos, a integração dos surdos entre as pessoas ouvintes é muito importante para seu desenvolvimento e convívio em comunidade. Portanto o ensino especializado para surdos em escolas especiais é uma opção para os pais, assim como no ensino regular, onde haverá o direito de escolha.

Para que o ensino na escola regular seja mais produtivo, é necessário que as escolas juntamente com o apoio do governo, sociedade e pais, trabalhem para que ocorra uma integração do aluno com surdez com os colegas e mestres ouvintes para a evolução no   aprendizado. E em contra partida a implantação de aulas da Língua Brasileira de Sinais nos planos de ensino e currículo escolar desde as séries iniciais dos fundamental e médio.

2) Língua de Sinais ou oralização? Qual a melhor forma de comunicação para os surdos?

Os fatos ocorridos e que temos conhecimento através da história quando o assunto é a forma de comunicação para os surdos, fica mais evidente que a língua de sinais sempre teve um destaque ao longo dos períodos da idade média e contemporânea. Apesar das várias tentativas de impor outros métodos, as vezes desumanos, na tentativa de encontrar as causas da surdez em cada época.

Nos tempos atuais, com os avanços tecnológicos e cientifico, é dado a oportunidade de evoluir nas percepções e escolhas dos surdos para o aprendizado da Língua de Sinais. Não que as técnicas da oralização seja descartadas, mais trabalhadas com maior integração com os ouvintes no desenvolvimento linguístico do surdo, desde que isso ocorra de forma natural e de acordo com a facilidade de aprendizagem da pessoa surda, pois as dificuldades de aprendizagem podem acontecer para ambas as técnicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com