TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  22/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.346 Palavras (14 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 14

COLÉGIO CAMP

CURSO DE RECURSOS HUMANOS

ANANDA LOPES

CAMILA GONÇALVES

GREYCE HELEN

ISABELA PAULA

LARISSA ARAUJO

SUELEN VIANA

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PCDS

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2018

ANANDA LOPES

        CAMILA GONÇALVES        

GREYCE HELEN

ISABELA PAULA

LARISSA ARAUJO

SUELEN VIANA

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PCDS

Trabalho de Conclusão de curso, apresentado ao Colégio CAMP- São Bernardo do Campo- SP, como exigência parcial para composição de nota no fim do curso de Recursos Humanos.

Orientador(a): Rosemeire Paris

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2018

RESUMO

A presente pesquisa refere-se a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Identificamos a necessidade de estudar o tema por entender que o trabalho é o principal meio de garantir sobrevivência para o ser humano. E é através deste que a pessoa com deficiência poderá desenvolver seu potencial, como sua capacidade produtiva. Consideramos que este estudo tem grande importância para o fortalecimento de debates da situação das pessoas com deficiência, visando à igualdade social e a plena cidadania. Para tanto se realizou um estudo através de pesquisas em livros, internet, documental e de campo, com participação de pessoas com deficiência e nossos professores. Desvendando a importância social de investir na contratação de pessoas com deficiência buscando uma sociedade mais justa.

Devido a escassez de vagas e oportunidades no mercado de trabalho para pessoas com deficiência, como alunos e futuros profissionais de RH pensamos nas necessidades destes funcionários.

A inclusão dos deficientes, no mercado de trabalho é algo recente, visto que desde as mais antigas organizações sociais, eles são postos à margem da sociedade, sendo considerados como “incapazes” de ter uma vida social.

Por isso é importante ressaltar que por mais que uma pessoa com deficiência, isso não é sinal de inutilidade, muitos desses tem habilidades que pessoas consideradas “normais” não possuem.

Hoje em dia as organizações não se preocupam com a capacitação profissional e inclusão desses candidatos no mercado. Pensando em todos esses aspectos e nas dificuldades encontradas, nosso Trabalho de Conclusão de Curso tratará sobre a importância dos deficientes no mercado de trabalho, as possiblidades de capacitação e programas para inclusão de empresas.

Palavra Chave: Mercado de Trabalho; Inclusão; Deficientes.


SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        1

2-        CONCEITO DE DEFICIÊNCIA        2

2.1- Definição e Classificação de Deficiência        2

2.2 - Tipos de Deficiência        2

2.3- Cenário Atual        3

2.4- Legislação e fiscalização        4

2.5- Valores das multas para 2018        4

2.5.1 – Mercado de Trabalho e a pessoa com deficiência        5

3-        RECRUTAMENTO E SELEÇÃO        5

3.1- Desenvolvimento das habilidades do profissional com deficiência        6

4-        INCLUSÃO E MERCADO DE TRABALHO        6

4.1- Empresas com programas para pessoas com deficiência        7

5-        METODOLOGIA        8

6-        RESULTADOS        9

7-        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

8-        RERERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

A inclusão do deficiente, no mercado de trabalho surge na década de 90 com a lei 8213, mas com o auxílio da inclusão social aprovado somente em 2004 de acordo com o CONADE (Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência) com mais de 100 funcionários de 2% a 5% das vagas com deficientes, porém muitas vezes nos esbarramos com os preconceitos dos colegas, com adaptação do ambiente e ausência de cargos e funções.

As organizações e o mercado de trabalho se tornaram muito exigentes e conscienciosas. É notório que há vagas e o mercado está à procura, porem a sempre uma busca pelo candidato “perfeito”, isso faz com que as exigências crescem a cada dia.

O ambiente muda em relação a vagas para pessoas com necessidades especiais, pois as empresas se preocupam apenas em cumprir cotas. As organizações não disponibilizam oportunidades, não estão prontos a atender as necessidades deles. Muitas vezes nem empresas e nem funcionários estão dispostos a ajuda-los dentro da empresa, nem mesmo dar oportunidades diferentes a esses candidatos.

Essa falta de iniciativa e de adequação gera insatisfação e desmotivação dos deficientes, pois se sentem menosprezados no mercado de trabalho e desvalorizados.

Analisando esses fatores, refletimos na importância desses candidatos para o mercado de trabalho. Por isso nos motivamos a entender as dificuldades, e procurar melhorias no processo de recrutamento e seleção. A seguir nossa pesquisa e nossa conclusão sobre estas melhorias.


  1. CONCEITO DE DEFICIÊNCIA

2.1- Definição e Classificação de Deficiência

Deficiência é qualquer tipo de perda ou anormalidade que limite as funções físicas, sensoriais ou intelectual de uma pessoa. O termo está relacionado com um alto grau de disfunção das funções psicológica (mental); fisiológica (células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios) o anatômica do ser humano, uma vez que todos podemos sofrer algum tipo de deficiência no organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com