TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões iniciais sobre PRODUÇÃO TEXTUAL

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Reflexões iniciais sobre PRODUÇÃO TEXTUAL:

São inúmeros os gêneros textuais, desde um bilhete, cartaz, convite, até um outdoor, artigo ou livro. Eles se misturam constantemente, isso é natural. No entanto, dividem-se em tipologia textual. A saber, as mais conhecidas são três: narração, descrição e dissertação. Uma tipologia, de certa forma, está presente em outra. Ao narrar entramos em contato com experiências reais ou ficcionais, o que nos leva a uma maior compreensão do mundo a nossa volta. O ato de descrever, por sua vez, depende da nossa capacidade de usar os nossos sentidos, com isso, chegamos a uma maior percepção do mundo. Sendo assim, a narração e a descrição influenciam na nossa capacidade de dissertar. Nesse caso, a dissertação requer uma atenção especial, já que por meio dela emitimos opiniões sobre o mundo. Dissertar é abordar uma determinada temática, apresentando o seu ponto de vista sobre uma questão-problema, defendendo seus argumentos, justificativas sobre a opinião emitida, e apresentando uma proposta de intervenção na temática em questão.

É importante descrever as etapas para a produção do texto dissertativo:

1ª Leia e releia criticamente toda a proposta temática, isto é, entenda tudo o que está sendo solicitado. Os textos referentes ao tema, chamados de coletânea, não devem ser copiados nem desprezados, mas interpretados para que as ideias sugeridas por eles façam parte do seu texto. Com isso, o esquema é construído, em média de 15 a 20 minutos. Isso não é perda de tempo, mas uma sistematização necessária para a organização das ideias e para garantir o atendimento à proposta.

2ª De posse dessas ideias, comece a fazer o rascunho, que deve atender a uma estrutura textual: Introdução (1 parágrafo de + ou – 5 linhas), faça um comentário interessante que leve ao tema e à opinião sobre ele. O tema não pode deixar de ser apresentado na introdução; Desenvolvimento (2 ou 3 parágrafos de + ou – 6 a 8 linhas), cada parágrafo apresenta um argumento diferente. Esse é o momento de discorrer sobre as ideias sugeridas pela coletânea. Não se esqueça que o texto por completo tem um sentido, mas cada parte dele, ou seja, cada parágrafo é uma unidade de sentido, portanto, organize suas ideias de maneira clara, objetiva e direta. Conclusão (1 parágrafo de + ou – 5 linhas), faça um comentário que feche a discussão e apresente uma proposta de intervenção na problemática abordada, isto é, uma solução indireta para o problema discutido. Lembre-se de que solução só na conclusão. É importante acrescentar que, um rascunho bem feito é escrito em média de 45 a 50 minutos.

3ª Leia e releia o seu texto antes de passá-lo a limpo. Veja se você cometeu alguma inadequação à norma de culta de linguagem; se não houve repetição de ideias ou palavras; se as ideias estão conectadas, isto é, se há coesão entre elas. Além do mais, prime pela coerência interna e externa, o que quer dizer que as ideias devem fazer sentido com as outras ideias do próprio texto, como também, com a realidade que o cerca. Essa autocorreção requer um tempo mínimo de 15 minutos.

4ª Finalmente passe-o a limpo, com letra legível, margem reta e espaço de paragrafação (alínea) regular, em cerca de 15 minutos. Como se vê, para fazer um texto dissertativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com