TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto Politica de comunicação e gestão empresarial: A experiência da Embrapa. Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

Por:   •  1/4/2019  •  Resenha  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

DUARTE, Jorge A. M.; DA SILVA, Heloiza Dias. Politica de comunicação e gestão empresarial: A experiência da Embrapa. Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Ano 4, n.6, p.11- 25, 1° semestre de 2007.

O sistema de comunicação como podemos analisar até o presente momento é uma ferramenta de extrema importância dentro de uma organização. É como uma energia essencial para organização, um fluxo, um instrumento para potencializar o sucesso organizacional, afetando diretamente a rotina e os resultados organizacionais.

O texto referido resume a experiência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na construção de sua politica de comunicação, destinada a ajudar a organização a qualificar sua ação no novo ambiente social aberto com a redemocratização na década de 1980.

Com o fim do regime militar, surge uma nova etapa na comunicação das organizações brasileiras, estas procuram agora estabelecer vínculos fortes e transparentes com seus públicos de interesse. Estimuladas principalmente por fatores como maior competitividade no mercado, reforma administrativa no setor público, conquistas no âmbito da cidadania, a importância cada vez maior da opinião pública e principalmente o aumento da exigência dos consumidores. Nesse cenário surge a necessidade das organizações praticarem a comunicação integrada e estratégica.

A Embrapa, líder na geração de conhecimento e tecnologias para o agronegócio do mundo tropical, não ficou passiva às mudanças que vinham acontecendo, e, na década de 1990, investiu fortemente em um programa de reestruturação para reduzir sua dependência de recursos públicos, modernizar a administração e torna-la mais presente no mercado. Adotou também os conceitos de comunicação integrada e planejada.

Vale ressaltar que as primeiras ações de comunicação da Embrapa tiveram inicio no ano de 1973 quando foi criada e nessa época não havia uma estrutura formalizada e o trabalho dessa época era desenvolvido em torno de divulgação de informações por um assessor de imprensa vinculado ao gabinete do presidente. As atividades de comunicação muitas vezes eram coordenadas por profissionais de agronomia ou veterinária.

A Embrapa elabora, com base em um diagnóstico organizacional, a politica de comunicação da organização. Em sua elaboração foram imprescindíveis o engajamento de dirigentes e o comprometimento dos profissionais, nos objetivos estratégicos da empresa.

O processo de construção dessa politica envolveu um grupo central integrado de especialistas de diferentes áreas que atuavam com comunicação e também um consultor , Wilson Costa Bueno. Tendo como estratégia principal para internalizar a politica, a realização de seminários regionais, que reuniram 254 profissionais ligados direta ou indiretamente a comunicação, além de gerentes da empresa aliados a uma ampla campanha interna.

Em sua implementação foram utilizados instrumentos a fim de normatizar e apoiar a internalização dos novos conceitos como manuais de relacionamento com a imprensa, de atendimento ao cliente, de editoração, de eventos, de identidade visual, de redação de textos jornalísticos vieram padronizar os procedimentos de comunicação e dar unidade aos discursos e ações da empresa. Teve também a avaliação de desemprenho posteriormente para nortear os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com