TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO DOCENTE E A DIVERSIDADE HUMANA

Por:   •  21/5/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

CLAUDILÉIA DO NASCIMENTO MARTINS LEONARDO

A AÇÃO DOCENTE E A DIVERSIDADE HUMANA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina A ação Docente e Diversidade Humana Orientador: Prof. Fábio Luiz da Silva.

Cachoeiro de Itapemirim

2010

Resenha

No texto em questão, encontramos as dificuldades, dúvidas que encontram docentes das redes estaduais e municipais quando confrontado com o multicuturalismo em sala de aula. O despreparo para receber os diversos grupos sociais e culturais são evidente, o que antes não existia,ou ficava a margem dos campos das ciências, hoje na sociedade comteporânea, temos a inclusão escolar em evidência, cada vez mais a centralização da cultura, unifica as áreas de estudo.

Servindo de elo entre essas diversidades, a escola deve trabalhar para respeitar e difundir essa “diferenças”, seu papel é fundamental para a

amenizar esse confronto de diversidades o que é questionado por alguns autores.

Dentro do contexto escolar, o multiculturalismo crítico de acordo com (Stoer;Cortesão,1999), corresponde a uma perspectiva emancipatória que envolve, além do reconhecimento da diversidade e das diferenças culturais, a análise e o desafio das relações de poder sempre implicadas em situações em que culturas distintas coexistem no mesmo espaço.

Combater à discriminação e o racismo no cotidiano escolar, foi uma das questões levantadas, chegando a conclusão que enfrentar o assunto abertamente em sala de aula, sem omiti-lo, seria uma maneira de essa problemática, como também tudo dentro do ambiente escolar desde o currículo, projeto político- pedagógico,passando por atividades em sala de aula, até nas avaliações, deveriam passar por modificações.

O texto termina com um desafio para os docente, que é de amenozar,ou mudar o pensar monoculturismo que esta arraigado no ser humano, mudar esse pensar, deve começar desde a formação do professor que tem um papel fundamental neste processo,de ser um multiplicador em sala de aula, descobrindo outras perspectivas, no reconhecimento da diferença, na construçao da igualdade, entrar no mundo do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »