TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização em pontos de vista sociologicos

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Eron Hill Menezes                   Curso: Engenharia Elétrica     Semestre: 1°

Disciplina: Sociologia                                  Professor: Rodrigo Miguel de Souza

Data: 03/05/2017

Globalização

A globalização, hoje, não se resume apenas em contato direto com pessoas ou organizações físicas. A interação com culturas distintas hoje em dia está em alta, existem cada vez mais meios de se conectar com o "outro mundo" por trás das fronteiras sociais e territoriais, tendo a internet como ponte de conexão entre o desenvolvimento e lazer, outro meio de comunicação não pode passar despercebido, o Youtube, site fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PAYPAL, Chad HurleySteve Chen e Jawed Karim. 

O renomado site da empresa Google, nos últimos tempos, esteve em alta no quesito globalização. Utilizando seu algoritmo ele consegue conectar você às mais diversas pessoas em diferentes países, com base no gosto do usuário.

           Canais de acesso global como o da youtuber Nienke (NiceNienke) demonstram o poder que o site tem na propagação de culturas. Em seu canal, Nienke mostra a diferença entre o seu idioma (Língua neerlandesa) e o português tentando pronunciar algumas palavras, formular frases e até mesmo forçando alguns diálogos em português com youtubers brasileiros.

           Tendo em vista um ponto mais sócio econômico, a interação entre empresas contribui para a globalização. A comercialização interna do país recentemente tem girado em torno da importação de produtos já montados e matéria prima para fabricação, mas como toda ação possui uma reação, com a globalização não poderia ser diferente. A importação desenfreada de produtos tem desestabilizado a economia brasileira tendo grande parte dos produtos que entram no Brasil com taxa alfandegaria forjada ou até mesmo sem taxa deixando assim, em grande massa, uma grande queda na economia. Em contrapartida, o governo tem aumentado a fiscalização e taxação para produtos importados aplicando, assim, multas em empresas que não apresentam notas fiscais válidas e com os devidos impostos pagos.

         Motivos para odiar a taxação não faltam, porém uma conscientização de ambas as partes (sociedade e governo) seria o ideal para um reajuste da economia, mas deixar de pagar um preço relativamente baixo em produtos importados sem declaração de impostos é algo que o povo brasileiro não está disposto, e o governo também não está favorável a piorar a situação diminuindo tarifas alfandegarias.

         A globalização em si está sendo integrada na vida das pessoas desde a infância seja pelas escolas com o ensino de línguas estrangeiras ou pela tecnologia como televisores com programas infantis que ênfase em outros países ou até mesmo jogos eletrônicos nos quais colocam os jogadores “frente-a-frente” através do multiplayer. Jogos do gênero MOBA (multiplayer online battle arena) são de grande valia quando se trata de globalização. O jogo League of Legends, desenvolvido e publicado pela Riot Games e conhecido popularmente como “lol”, por exemplo, possui um publico considerável integrando vários países em seu cenário, tanto competitivo quanto casual estimulando a interação e a economia entre países. League of Legends tem um cenário competitivo grande e ativo. Na América do Norte e Europa, a Riot Games organiza o League of Legends Championship Series (também conhecido como "LCS"), que consiste em 10 times profissionais de cada continente. Competições regionais semelhantes existem na China, Coreia, Taiwan e Sudeste da Ásia, Brasil, América Latina, Turquia, CEI (Comunidade dos Estados Independentes - antiga União Soviética) e Japão. Essas competições regionais levam os melhores times ao League of Legends World Championship, um campeonato mundial que ocorre anualmente. Em 2013, o prêmio do torneio foi de $1 milhão e teve 32 milhões de espectadores online. O torneio de 2014 teve o quinto maior prêmio da história de eSports, dando ao time vencedor 2,3 milhões de dólares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (204.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com