TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento de Santo Agostinho em Relação ao Homem Cristão

Por:   •  24/4/2020  •  Monografia  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Pensamento de Santo Agostinho para a formação do homem cristão

Para Santo Agostinho, o conhecimento verdadeiro provém de Deus, então para alcançá-lo, o homem precisa distanciar-se dos prazeres do mundo, se desprender de tudo que é material e aproximar-se cada vez mais dEle. É necessário passar por um processo de purificação moral e santificação, neste processo o homem buscaria em Deus o conhecimento perfeito e consequentemente Deus prepararia as condições para que o homem se aproximasse do conhecimento eterno. Desta forma, à medida que o homem se aproxima de Deus, aproxima-se do verdadeiro conhecimento, esse sendo possível somente por mediação divina.

Para os pensadores Plotino e Porfírio, o conhecimento existente pode ser pensado e entendido, sendo assim, infinito. Com isso, Santo Agostinho discute a possibilidade de haver dois tipos diferenciados de conhecimento. O primeiro conhecimento é obtido através dos sentidos, proporcionando meios que são trazidos à memória e formados pelo indivíduo. O segundo é obtido pela mente humana, através das ideias que já subsistem na memória, tais como os juízos de valores e as relações matemáticas.

Santo Agostinho formula a Doutrina da Iluminação Divina a partir da teoria platônica, onde o recebimento do conhecimento para o homem provém de um processo de iluminação divina, e esta luz tem como intuito iluminar as ideias e com isso, o intelecto humano pensar corretamente, segundo a ordem instituída por Deus. Essa doutrina evidencia a ação do conhecimento a partir de uma atuação imediata de Deus na produção das ideias. Com isso, o homem poderia optar por permanecer no pecado e assim, cessar sua relação com Deus, ou viver de acordo com o espírito e manter direta relação com Ele.                                        

                                                                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com