TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vaticano

Resenha: Vaticano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Resenha  •  5.684 Palavras (23 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 23

Moeda: Euro

Hino nacional: Inno e Marcia Pontificale

Tempo: 3 °C, vento L a 2 km/h, umidade de 93%

Governo: Monarquia absoluta, Teocracia, Monarquia eletiva

A criação do Estado do Vaticano

Vatican City – Vatican – Vatikan – Stato della Città del Vaticano

Capital – Cidade do Vaticano.

Religião – Cristianismo (católicos).

Governo – Papado vitalício. Legislativo: Comissão Pontifícia.

Divisão administrativa – Santa Sé (órgão supremo da Igreja Católica) e Cidade do Vaticano (sede da Igreja).

Chefe de Estado – Sua Santidade Papa Francisco, eleito em 13/03/2013.

Constituição em vigor – 1968 (Constituição Apostólica).

Fontes de renda – Fundo de São Pedro (donativos), Instituto per le Opere di Religione (Banco do Vaticano), administração do Patrimônio da Santa Sé (controle do Banco de Roma e do Banco do Espírito Santo).

Moeda (numismática) – euro (01/01/2002). Anteriormente, lira italiana.

O país que rodeia a Basílica de São Pedro é o centro espiritual dos Católicos Apostólicos Romanos de todo o mundo, também é conhecido como Santa Sé ou Santa Sede. O Vaticano atrai turistas por seu museu histórico e pela Capela Sistina, com afrescos de Michelangelo. Com 44 hectares de superfície (0,5 km²) é o menor Estado soberano do mundo. Seu território resume-se a um grande quarteirão encravado na zona oeste de Roma – capital da Itália.

Essa área é o que restou dos Estados Romanos ou Estados Pontifícios, suprimidos com a unificação italiana no século XIX. O Vaticano sobrevive com donativos e aplicações de capital. O chefe de Estado é o Papa. A Igreja Católica é a única a possuir um Estado cujos fundamentos repousam no conceito de “soberania espiritual”.

Características do país – Área triangular que abrange a praça e a Basílica de São Pedro; edifícios administrativos; Pátio Belvedere e palácios pontifícios; igrejas e palácios de Roma; 1 estação de rádio (a 19 km de Roma) e Castelgandolfo (residência papal de verão).

Abaixo, um “se-tenant” de 6 selos que mostra a Cidade do Vaticano e a Basílica de São Pedro, datada do século XVI. Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO (1986), todos os selos trazem a inscrição italiana “Città del Vaticano – Patrimonio Mondiale”. Notas: Existe outro se-tenant, emitido em 1991, o qual é um tríptico que mostra uma vista panorâmica da Basílica de São Pedro, em estilo barroco. Ver estátuas abaixo do domo.

O pequeno estado do Vaticano foi criado em 1929 quando o papa Pio XI e o ditador Benito Mussolini assinaram o Tratado de Latrão que previa o Vaticano como um estado independente e o recebimento de uma indenização pela perda do seu território durante a unificação alemã e em contra partida, a Igreja Católica teve que abrir mão das terras conquistadas na Idade Média e também teve que reconhecer Roma como a capital da Itália.

Em 1947, o Tratado de Latrão passou a fazer parte da Constituição e o Papa teve que jurar neutralidade sobre termos políticos.

Em 1978, o acordo foi reformulado fazendo com que o catolicismo deixasse de ser a religião oficial da Itália. Com a perda de influência da Igreja, o Papa João XXIII (1958- 1963) se comunicou com outras igrejas para discutir temas relacionados com o entendimento de Cristo com a realidade humana. Este encontro reformulou algumas leis da Igreja fazendo com que esta ganhasse força e apoio da comunidade.

Em 1982, grandes personalidades do Vaticano foram descobertas fazendo parte de fraudes que levaram o Banco Ambrosiano à falência.

Mussolini tomou o poder em 1922 e decidiu se aliar com a Igreja.O Duce começou a ajudar economicamente o clero. A Igreja retribuiu apoiando-o. A Igreja permitu que Mussolini dissolvesse o Partido Popular (Católico), liderado pelo monsenhor Luigi Sturzo, pois o via como uma pedra no sapato das relação católico-fascistas e do poder total do Duce. Pra simbolizar o pacto entre o Fascismo e a Igreja, Mussolini assinou o famoso tratado de Ladrão (digo, Latrão) com a igreja, em 1929.

O tratado criou o Estado do Vaticano.Além disso, Mussolini e a igreja assinam uma concordata que faz do catolicismo a religião de estado: A igreja sacrifica em grande parte as suas próprias associações: todas, exceto a Ação Católica, devem integrar as organizações fascistas. O Vaticano promete a Mussolini fazer com que a AC não se deixe tentar por ações antifascistas.Em 1929, Mussolini, depois de ter assinado a concordata dita "Patti Lateranensi", é qualificado pelo papa como "o homem enviado pela Divina Providência". Em 1932, o ditador recebe das mãos do papa, a Ordem da Espora de Ouro, que é a mais alta distinção concedida pelo Estado do Vaticano.

Vaticano – O pequeno país da Igreja

Para entender muitas realidades que convergem no menor estado do mundo (0,44 km2 de superfície, 890 habitantes, no censo de 2001), é preciso voltar atrás no tempo até a antiga Roma quando, na Colina Vaticana (que já pertencera aos etruscos, antes mesmo dos romanos), não tinha senão terrenos cultivados, mas que, por causa das cheias do rio Tibre, tornavam-se periodicamente pantanosos, alagados, úmidos e inadequados a qualquer tipo de cultivação. Escreve de fato Marcial: “se gostas de vinagre, bebe os vinhos vaticanos”.

No início do Império Romano, esses terrenos chegaram a ser, por via de herança, propriedade de Nero, que, durante o incêndio da cidade, a partir de 64, lá martirizou muitos cristãos culpando-os de ter incendiado a cidade, para defender-se da acusação feita a ele mesmo.

A vinha estéril tornara-se um cemitério onde foi de encontro à morte S. Pedro – provavelmente no ano 67 – o vigário de Cristo. Por cerca de três séculos, no lugar onde depois surgiu a Basílica monumental de São Pedro, não existia senão um pequeno oratório de mármore construído pelo Papa Anacleto (76-88). É neste lugar, ao redor do qual foram sepultados muitos pontífices, que o Imperador Constantino – o primeiro a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com