TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Camadas que compõe a atmosfera

Por:   •  11/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 9

Polícia Militar do Estado de Mato Grosso Diretoria de Ensino, Introdução e Pesquisa

                           Colégio Estadual da Polícia Militar "Tiradentes".

    Camadas que  

      compõe a

atmosfera terrestre

                                                   

                                                   

                                                   Cuiabá - MT

                                                          2016

Polícia Militar do Estado de Mato Grosso Diretoria de Ensino, Introdução e Pesquisa

                           Colégio Estadual da Polícia Militar "Tiradentes".

Título: Camadas que compõe a atmosfera terrestre

Discente:

Docente:

Série:               Turma:

                                                     Cuiabá - MT

                                                          2016

                   Sumário

1. Introdução .............................................................................4

2. Desenvolvimento .................................................................5

2.1 Troposfera ...........................................................................5

2.2 Estratosfera .........................................................................6

2.3 Mesosfera ............................................................................7

2.4 Termosfera ..........................................................................9

2.5 Exosfera ................................................................................10

3. Conclusão ...............................................................................11

4. Referências Bibliográficas ...................................................12

                         1. Introdução

Através desse trabalho venho falar sobre as camadas que compõe a atmosfera, a camada que é de fundamental importância para a manutenção da vida na Terra, uma camada relativamente fina de gases e material particulado (aerossóis) que envolve a Terra. Falaremos também sobre as funções de cada camada e como elas funcionam.

                         2.1 Troposfera

A troposfera é a porção mais baixa da atmosfera terrestre. Contém aproximadamente 75% da massa atmosférica e 99% do seu vapor de água e aerossóis. A espessura média da troposfera é de 12 km nas latitudes médias. É mais espessa nas regiões trópicas, podendo alcançar até 17 km de altura, e menos espessa nos polos, podendo alcançar 7 km durante o verão e tornando-se indistinta durante o inverno. A parte mais baixa da troposfera, onde a fricção dos ventos com a superfície influencia as correntes de vento, é chamada de camada limite planetária (CLP). Esta camada tem normalmente algumas centenas de metros de espessura, podendo atingir até 3 km, dependendo do relevo e da hora do dia.

A troposfera também abriga a chamada antroposfera, ou seja, parte da Terra onde habitam os seres humanos. Em média, as temperaturas da troposfera podem variar entre os 40 graus Celcius e os -60 graus Celcius, sendo que quanto mais elevada for a altitude, menor será a temperatura. O limite da troposfera com a estratosfera é feito pela tropopausa, uma região de inversão térmica, onde a temperatura da atmosfera para de diminuir e começa a subir novamente. A maior parte dos fenômenos meteorológicos que associamos com o tempo meteorológico cotidiano ocorre na troposfera.

Como a troposfera é o local onde ocorrem as interações climáticas com o planeta, a camada é a mais afetada pelo homem em virtude da proximidade com a Terra, onde os principais poluentes são derivados de automóveis e indústrias. Neste caso, as consequências para o homem vêm na forma de chuvas ácidas e nevoeiros fotoquímicos.

*Curiosidade: - Na troposfera, a cada quilômetro de altitude, a temperatura diminui cerca de 6ºC.

                          2.2 Estratosfera

A estratosfera se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal, fica situada entre 7 e 17 até 50 km de altitude aproximadamente, sendo a segunda camada da atmosfera , compreendida entre a troposfera e a mesosfera, a temperatura aumenta à medida que aumenta a altura (de -50 a 10 °C). Apresenta pequena concentração de vapor d'água e temperatura constante até a região limítrofe, denominada estratopausa. Muitos aviões a jato circulam na estratosfera porque ela é muito estável. É nesta camada que começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu). A estratosfera é rica em gás ozônio, por este motivo é neste local que se forma a Camada de Ozônio, responsável por proteger a Terra dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. É também nesta camada onde ocorre o efeito estufa, fenômeno que é agravado devido a constante emissão de determinados gases na atmosfera, como o CO2 (gás carbônico).

Na sua parte inferior, flui uma corrente de ar fria em jato, conhecida como jet stream, que exerce influência na meteorologia das zonas temperadas; entre trinta e cinqüenta quilômetros, encontra-se a ozonosfera, onde moléculas de ozônio absorvem a radiação ultravioleta do Sol devido a reações fotoquímicas, filtrando-as e protegendo-nos dos seus efeitos nocivos; neste ponto da estratosfera, o ar se aquece até a temperatura atingir cerca de 10 °C. Na estratosfera existem as nuvens-de-madrepérola, estas são formadas pela capa de ozônio, costuma ser muito estável, principalmente no espaço compreendido entre a tropopausa e a camada de ozônio.

                          2.3 Mesosfera

A Mesosfera é a camada atmosférica onde há uma substancial diminuição da temperatura chegando até a -90 °C em seu topo, a temperatura é extremamente fria porque não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar e a parte de contato com a estratosfera é um pouco mais quente, havendo um ponto de troca de calor entre as duas, no entanto, não é uniforme em toda sua extensão, uma vez que a parte de contato com a estratosfera é um pouco mais quente, ponto da troca de calor entre as duas. Está situada entre a estratopausa em sua parte inferior e mesopausa em sua parte superior, entre 50 a 85 km de altitude. É na mesosfera que ocorre o fenómeno da aeroluminescência das emissões da hidroxila e é nela que se dá a combustão dos meteoroides.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com