TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Globalização Regionalismo e Ordem Internacional

Por:   •  20/7/2021  •  Dissertação  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Globalização, regionalismo e ordem internacional- Beatriz

A autora Valerie de Campos Mello é pesquisadora, professora de uma Universidade no Rio de Janeiro e trabalha na ONU. Seu texto que se chama Globalização, regionalismo e ordem nacional foi publicado em maio no ano de 1999 pela Revista Brasileira de Política Internacional tendo um total de 25 páginas. O nome já diz muito sobre o assunto tratado.

No geral, mostra a relação entre o processo de globalização econômica e a estabilidade da ordem internacional. A expressão “globalização” foi criada na década de 1980 mas teria se iniciado aos séculos XV e XVI, com a expansão ultramarina europeia, que iniciava uma era de integração plena entre o continente europeu e outras partes do planeta. A autora fez relato sobre o acontecimento do sistema mundial, destacando sobre a União Europeia, e que essa união é a que tem o processo de integração mundial mais avançado, de acordo com os aspectos apresentados, podemos observar que o principal marco da globalização é o avanço tecnológico. Valerie insiste em falar sobre a importância do debate sobre a globalização, ressaltando que o reconhecimento da existência da globalização não diminui a importância de se fixar metas políticas, e nisso eu concordo totalmente com ela, pois a globalização sendo conduzido pelo capitalismo acabou sendo grande para economia do mundo, que expande cada vez mais com a exportação de mercadorias, equipamentos... e devemos conhecer e compreender tudo isso. A globalização proporcionou resultados positivos e negativos para o mundo, obvio, todas as coisas tem esses dois lados, mas ao meu ver a globalização foi de extremamente importância.

Recomendo bastante a leitura para quem se interessar pelo assunto porque é bem completo, fazendo você ficar bem informado sobre o assunto, mas eu achei a leitura um pouco cansativa. Gostaria que o texto inteiro fosse igual a parte em que foi escrito de maneira objetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com