TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A divisão entre ciências compreensíveis e ciências explicativas para Dilthey

Por:   •  10/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

A divisão que promove Dilthey entre ciências compreensíveis e ciências explicativas

A divisão das ciências compreensíveis e ciências explicativas segundo Wilhelm Dilthey é a separação necessária, mas não demasiada profunda acerca do entendimento individual e generalizante das duas ciências.

A fixidez das interpretações das ciências naturais ou explicativas não contempla o todo de um ser individual, não possibilita a analise individual que é necessária para que se compreenda a fundo a vida, suas particularidades, não abandona a perspectiva reducionista e mecânica das ciências explicativas e assim não encontra uma abordagem adequada á plenitude dos fenômenos.

Há a ideia de se regressar a plenitude da experiência vivida, sem a presença das formas estáticas das ciências explicativas, a ideia de que as ciências humanas deveriam compreender a vida por categorias intrínsecas a ela e não à mecanicidades das ciências naturais está presente na obra de Dilthey, como citado pelo autor:

“nas veias do sujeito cognoscente construído por Locke, Hume e Kant não corre verdadeiro sangue”.

Havia para ele nesses autores a separação da cognição do contexto histórico da vida interior do homem, mas para Dilthey há uma necessidade óbvia de regresso às unidades significativas presente na experiência vivida.

Há na interpretação de Dilthey a necessidade de se criar nas ciências humanas e nos estudos humanísticos novos métodos onde se interpretam os fenômenos humanos, e estes deveriam estar baseados nas categorias de Sentido e não de Poder, o importante é a experiência vivida.

A possibilidade de encontro de realidades humanas dá-se na transposição dos pensamentos e na vivencia de cada um, aprofundar-se no outro através dessa relação é aprofundar-se em sim mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com