TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DOS TEXTOS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL? FASE II (5ª A 8ª SÉRIES)

Por:   •  10/10/2016  •  Artigo  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 6

ANALISE DOS TEXTOS DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL? FASE II (5ª A 8ª SÉRIES)

 

ANALISE DOS TEXTOS DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL? FASE II (5ª A 8ª SÉRIES)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, especificamente falando da disciplina História, é fruto de diálogos  de vários profissionais, professores e mestres, embasados numa orientação internacional vindas  de pressupostos da psicologia piagetiana e da Tendência Construtivista. Sua finalidade é servir de referencial para o trabalho docente, respeitando a concepção pedagógica própria de cada instituição de ensino e a multiplicidade cultural brasileira, podendo assim ser adaptado a realidade de cada região. Iremos focar nosso olhar aqui, para os seguintes pontos: objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação.

Os objetivos são apresentados de duas maneiras no documento. A primeira é dada como objetivo geral a serem alcançados ao final do Ensino Fundamental já a segunda refere aos objetivos específicos por série ou ciclo. Dentro dos objetivos gerais espera-se que os alunos sejam capacitados a compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, utilizando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, usando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; entender e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, como também aspectos socioculturais de outros povos e nações, colocando se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais; notar se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificar seus elementos e as interações entre eles, cooperar ativamente para a melhoria do meio ambiente; saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para receber e construir conhecimentos; questionar a realidade formulando-se problemas e buscar resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Quanto aos objetivos por ciclo/série observaremos alguns para o terceiro e quarto ciclos: Terceiro - caracterizar e analisar as relações sociais da cultura com a natureza em diferentes realidades históricas; meditar sobre as transformações tecnológicas e as modificações que elas agregam no modo de vida das populações e nas relações de trabalho; ter ação e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos. Quarto - usar conceitos para explicar relações sociais, econômicas e políticas de realidades históricas individuais, com destaque para a questão da cidadania; distinguir as diferentes formas de relações de poder inter e intragrupos sociais; entender as principais características do processo de formação e das dinâmicas dos Estados Nacionais; meditar sobre as enormes transformações tecnológicas e os
impactos que elas produzem na vida das sociedades; discutir idéias expressá-las por escrito e por outras formas de comunicação; usar fontes históricas em suas pesquisas escolares.

A proposta de seleção de conteúdos apresentada base se no trabalho com assunto gerador e Eixos temáticos, numa compreensão interdisciplinar e de estudos dos temas transversais associados aos conteúdos, ambos contextualizados, respeitando uma ordem, isto é, o conteúdo é distribuído em subtemas. Para o terceiro ciclo é indicado o eixo temático História das relações sociais, da cultura e do trabalho, que se divide nos dois subtemas "As relações sociais e a natureza e As relações de trabalho". Para o quarto ciclo é indicado o eixo temático. História das representações e das relações de poder, que se divide nos dois subtemas "Nações, povos, lutas, guerras e revoluções e Cidadania e cultura no mundo contemporâneo".
Quanto à metodologia, há sugestões de trabalhos com questionamentos, oferecer dados complementares e contrastantes, instigar pesquisas, promover momentos de socialização e debates, separar materiais com explicações, opiniões e argumentos distintos e propor resumos coletivos.

Nessa perspectiva, são recomendados trabalhos com fontes documentais e com obras que contemplam conteúdos históricos. Devem ser desenvolvidas atividades de levantamento e de organização de informações internas e externas às obras estudadas e de pesquisa acerca das histórias das técnicas, das estéticas e dos suportes de registro.
O confrontação de informações contidas em diversas fontes bibliográficas e documentais pode ser crucial no processo de aquisição da autonomia intelectual dos alunos. Pode favorecer situações para expressar suas próprias compreensões e opiniões sobre os assuntos, pesquisar outras possibilidades de explicação para os acontecimentos estudados, avaliar a autoria das obras e seus contextos de produção, realizar entrevistas, levantamentos e organizações de dados, pesquisar em bibliotecas e museus e, além disso, observem, comparem e analisem espaços públicos e privados.
Indica se o trabalho com documentos variados como sítios arqueológicos, edificações, plantas urbanas, mapas, instrumentos de trabalho, objetos cerimoniais e rituais, adornos, meios de comunicação, vestimentas, textos, imagens e filmes. Alçar questões de antecipação do tema questionando os alunos o que sabem, quais suas idéias, opiniões, dúvidas e/ou hipóteses sobre o tema em debate e valorizar seus conhecimentos; propor novos questionamentos, prover novas informações, estimular a troca de informações, promover trabalhos interdisciplinares; desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (livros, jornais, revistas, filmes, fotografias, objetos etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com