TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos, Celulares e Internet na Aula de História

Por:   •  10/7/2019  •  Artigo  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

Jogos, Celulares e Internet na Aula de História.¹

André Martins Coimbra²[1]

Resumo

Como ao invés de combater os principais culpados pela distração dos alunos em sala de aula, utiliza-los de forma a traze-los para o nosso lado e com isso possibilitar uma aula mais interessante, divertida e prazerosa.

Palavras chave: jogos, celular e internet.

Abstract

As instead of fighting the main culprits for the distraction of students in the classroom, use them to bring them to our side and thereby enable a more interesting, fun and enjoyable lesson.

Key words: games, smartphone e internet

Introdução

Nós professores batalhamos diariamente para manter a atenção dos alunos em nossas aulas, dividindo-a com celulares, jogos, internet; dentre eles, talvez os professores de história sejam os mais atingidos com a falta de atenção dos alunos, por considerarem uma matéria “chata”, difícil ou por achar não ser importante. Porem não creio que devemos ficar sempre nesse cabo de guerra então venho por meio desse artigo apresentar formas de se aproveitar tais artifícios e utiliza-los em uma aula.

Jogos

Uma das coisas que vem tirando a atenção de muitos jovens por ai, devido a modernização dos celulares e agora a possibilidade de jogar jogos mais complexos nos próprios aparelhos. Porem os jogos não são de um todo maléficos para a aula de história, claro que não falo aqui dos jogos ao todo, onde alguns mesmo muito divertidos e interessantes não abrangem em nada o assunto trabalhado por nós, mas, podemos encontrar jogos que sim, podem ser até mesmo utilizados em aulas.

Jogos de rpg e de mmorpg com temática medieval ou mitológica, geralmente apesar de misturar um pouco de fantasia, pode ser abertamente utilizado em aulas de história, tendo em vista que eles geralmente abordam pontos como mitologia, simulação de guerras, etc., dentre esses jogos podemos citar jogos como:

 The Witcher 3: Wild Hunt

[pic 1]

Jogo esse considerado por muitos como sendo um dos melhores se não o melhor medieval já criado, devido ao seu detalhamento de cenário e aspectos característicos do período em que ele se passa. Coisas que o tiram um pouco da realidade medieval são os monstros mitológicos, magias complexas, dentre outras coisas encontradas em quase, se não todos os jogos com essa temática.

Godo f War

[pic 2]

A franquia de jogos god of war aborda mais a temática mitológica grega e no seu novo jogo a nórdica, porem talvez não seja a melhor franquia de jogos para se explicar mitologia para uma criança, devido a sua violência, dentre outras coisas, ficando assim mais apropriado para a utilização em EJA’s.

Contudo, não temos somente esses jogos grandes de horas e horas de gameplay, temos também outras opções que podem ser implementadas mais facilmente em sala de aula, como é o caso do rpg de mesa que pode ser moldado pelo professor para uso em sala de aula.

 Ex: [pic 3]

Celular (Smartphone)

Hoje em dia, mesmo nós professores, não vivemos sem o nosso celular, e os alunos não são diferentes, devido a extrema praticidade do aparelho estamos constantemente utilizando-o para fazer alguma coisa, e sempre com ele em mãos. Mas tal habito acaba por se tornar um empecilho quando, no papel de professores, encontramos nossos alunos imersos no celular e sem prestar atenção em nossa aula, situação em que, em muitas das vezes leva a retenção do aparelho por parte do professor ou a retirada do aluno da sala.

Porem, devido a tamanha nossa modernização e a facilidade de acesso a essa tecnologia, não creio que devemos somente limitarmos a retirar os alunos que estão utilizando tal ferramenta de sala ou a retenção do objeto, devemos utiliza-lo ao nosso favor, traze-lo para o nosso lado.

Mas como fazer isso? Bem, realizar tal ação talvez não seja tão simples quanto propor, afinal como saberíamos se nosso aluno está realmente se valendo do uso correto do aparelho celular para aquela situação? Bem tais coisas poderiam tornar a aula um tanto quanto caóticas se não executadas da forma certa valendo-se de fiscalização e de uma prévia conscientização do aluno. Feitas tais preparos, em que os celulares poderiam os professores ou até mesmo os alunos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (536.4 Kb)   docx (422.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com