TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Modos Indígenas. In: A América Latina na época colonial. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira,

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO DO TEXTO: SCHUARTZ, Stuart B. e LOCKHART, James. Os Modos Indígenas. In: A América Latina na época colonial. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2002, pp. 51-80.

O texto inicia com a discussão sobre a palavra “Índio”, sendo um nome equivocado para os povos encontrados pelos ibéricos. Nenhum dos povos tinha uma palavra em sua língua que pudesse ser traduzida como “índio”. O que segue apresentando os povos indígenas em sua vivencia diária, em que construíram e viveram em grandes cidades, com pirâmides, impérios e comércios de longa distância, porém não tinham técnicas desenvolvidas com ferro e aço.

Destaca-se no texto alguns conceitos, como o de “Mesoamérica”, termo usado por antropólogos para definir a região central e sul do México e a Guatemala, como pátria de um conjunto inter-relacionado de culturas superiores na época pré-colombiana. Além de classificar os povos que viviam na América anteriormente a chegada dos ibéricos como “Totalmente sedentários”, sendo povos, em que prevalecia uma agricultura intensiva permanente, cidades e aldeias estáveis, mecanismos rígidos de tributação e população densa. “Semi-sedentários”, dos quais tinham agricultura e viviam em aldeias, no decorrer de alguns anos, as plantações e povoados mudavam-se de um lugar para outro, a caça ainda era vital, o pagamento de tributos não era importante e nem institucionalizado, com a população não tão densa. E, por fim, os“Não-sedentários”, os quais compartilhavam muitos componentes de língua, religião e visão de mundo. Possuíam um estilo de vida radicalmente diverso, não eram verdadeiramente nômades.

O texto faz parte do programa de América I, da Universidade Federal de Viçosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com