TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Pouco da Roma Antiga

Por:   •  13/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Um pouco da Roma Antiga

Muitas pessoas pesam que a vida na Roma antiga não muito diferente da que vivemos agora, mas diferente de nos por exemplo, a alimentação da população Romana era constituída basicamente de pão, azeitonas, lentilhas e peixes. Eles eram acostumados a comer só uma vez ao dia, mais ou menos pelo meio-dia, somente os cidadãos mais ricos faziam grandes banquetes à noite. Outro ponto importante e que é bem marcado é a forma com que se vestiam. Os homens vestiam uma túnica até os joelhos, enquanto as mulheres usavam uma túnica comprida sem mangas e cobriam suas cabeças com um manto.

Mas e o trabalho? Como era? O trabalho dos romanos dependia do grupo social ao qual faziam parte e do lugar onde moravam. No campo, os homens cuidavam da parte mais “pesada”, os rebanhos, já as mulheres cuidavam da casa, faziam as roupas e os alimentos. Tanto as mulheres quanto os homens dividiam as tarefas agrícolas. Já os habitantes da cidade focavam principalmente em duas atividades: o artesanato e comércio. Os homens mais ricos eram advogados, políticos ou administravam negócios. Como nos campos, a maioria das mulheres ficavam em casa, porém algumas poucas trabalhavam como parteiras ou gerenciavam barracas comerciais e tavernas

Embora que a agricultura tenha sido a atividade econômica mais importante do império romano, o comércio marítimo de produtos de subsistência, exóticos ou de luxo foi bastante expressivo. A sua economia teve uma única moeda corrente, a cobrança de baixas tarifas alfandegárias e uma rede de estradas e portos protegidos. Tudo isso para facilitar as trocas comerciais entre as várias regiões.

Falando tudo isso até parece que as pessoas não se divertiam, não tinham um momento de lazer, porém eles assistiam aos espetáculos públicos, como o teatro, as corridas de cavalo no circo e os combates de gladiadores (mais famosos, muito representado no filme) no anfiteatro.

No geral, a cidade tinha uma vida social agitada. Na cidade suas ruas eram estreitas, mas o trânsito de carros era proibido do anoitecer até o amanhecer.  Em certo período, Roma foi consumida por um terrível incêndio. Em sua reconstrução foram feitas ruas mais largas e edificações mais sólidas.

Os arquitetos romanos eram de extrema importância. Para evitar as inundações provocadas pela chuva e pelo transbordamento do rio, eles construíram um sistema de canais de escoamento de águas e esgotos subterrâneos semelhante ao existente nas cidades atuais

Professor: Josei

Aluna: Laura Helena Loro de Almeida

Turma: 211

Data: 04 de maio de 2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com