TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme Mandela

Por:   •  17/5/2016  •  Resenha  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  31.636 Visualizações

Página 1 de 3

Curso Técnico de Informática

Aluno: Leandro Furtado da Costa – 20151840387

Resenha do filme: Mandela – A Luta Pela Liberdade

O filme “Mandela – A Luta Pela Liberdade”, do diretor Bille August, nos apresenta à batalha do líder africano utilizando como ponto de vista o olhar de um homem cuja vida ele modificou profundamente.

 James Gregory é um típico branco sul-africano, que enxerga os negros como seres inferiores, assim como a maioria da população branca que vivia na África do Sul sob o apartheid dos anos 60. Gregory foi criado em uma fazenda, no interior africano, e conhecia os dialetos das tribos – por isso foi o candidato perfeito para ser o censor da área  guarda no sistema penitenciário, em busca de uma vida melhor para a família, aceitou ser transferido para a Ilha Robben, prisão que abrigava aqueles que eram considerados os maiores terroristas da África do Sul em que se encontravam presos Nelson Mandela, entre outros líderes do Congresso Nacional Africano (CNA), partido que lutava contra o Apartheid.

Acostumado com o fato de que os negros querem tomar a África para si matando todos os brancos, Gregory e sua família não se incomodam com a violência com que este povo é tratado, assim como pensam todos os brancos. O trabalho de vigiar as visitas e as correspondências dos líderes do CNA, especialmente as de Nelson Mandela, pelo período de 27 anos, fazem com que James Gregory olhe a causa pela qual eles lutavam de uma outra forma. O agente passa a ver que nem tudo é como as autoridades lhe contam.

O respeito pela figura de Nelson Mandela se torna maior, ao decorrer dos anos que o carcereiro vive ao seu lado. À medida que o líder negro conta para ele suas convicções e os ideais pelos quais seu povo luta, o carcereiro vai notando que talvez ele esteja do lado errado, do lado dos verdadeiros terroristas. Com a sua esposa e seus dois filhos para criar, sem chance de outra profissão fora da vida militar, James fica em um impasse sobre o que deve fazer com o futuro de sua carreira.

Pressionado para ficar, pois era o único a entender o que os negros diziam, Gregory precisava tomar uma decisão que influenciaria o futuro do seu país e que poderia fazer com que se fundasse uma nova África do Sul.

O interessante é perceber que a mudança vista em Gregory acaba tendo uma influência positiva em sua esposa Gloria, que era racista e acreditava que tipos como Mandela eram os piores do universo, e nos seus dois filhos, que acabam indo cursar a universidade por causa dos ensinamentos de Nelson.

O foco central do filme não é sobre a vida de Nelson Mandela, e sim do ponto de vista do carcereiro James Gregory, que conheceu Mandela numa prisão de uma Ilha da África do Sul, fato que muda a vida do carcereiro para sempre, o filme é bom, porém é necessário avaliar alguns aspectos. Como a história de Mandela é contada por seu carcereiro, James Gregory, acaba sendo o personagem principal da trama, ficando Mandela, num primeiro momento, “desprezado” e sim num segundo plano. Outra reflexão importante é a de que o filme é romanceado e mostra de forma branda o que foi o Apartheid.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com