TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO TRABALHO TEORIA DOS SISTEMAS – BERTALANFFY

Tese: RESUMO TRABALHO TEORIA DOS SISTEMAS – BERTALANFFY. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Tese  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO TRABALHO TEORIA DOS SISTEMAS – BERTALANFFY

Ludwing Von Bertalanffy, biólogo e filósofo, que nasceu em Viena em 1901, foi o criador e principal expoente da Teoria Geral dos Sistemas, ele foi reconhecido no mundo inteiro como o pioneiro em defender a visão organística na biologia e o papel da simbologia na interpretação da experiência humana.

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS é um conjunto de elementos inter-relacionados que visam atingir um objetivo (finalidade). Segundo Bertalanffy a idéia central da tese é identificar as propriedades, princípios e leis característicos dos sistemas em geral, independentemente do tipo de cada um, da natureza de seus elementos componentes e da relação entre eles.

Ao contrário da Teoria Clássica, que decompunha as organizações em várias partes para estudá-las individualmente, a abordagem sistemática permite a visão global delas: os sistemas não podem ser compreendidos isoladamente.

CONCEITOS

HOMEOSTASE: Tendência do sistema de permanecer estático, em equilíbrio.

ENTROPIA: Tendência do sistema fechado que não trocam de energia ao morrerem.

FEEDBACK: reforça ou modifica o comportamento do sistema quando a energia, informação ou saída a ele retorna. É a função de sistema que compara a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido.

Todas as organizações tendem a se degastar e a ruir com o tempo, mas Bertalanffy achou a solução para contornar o problema utilizando conceitos de sua área como biólogo: todas as empresas são abertas e há uma constante troca de energia entre elas; com isso elas podem adquirir equilíbrio (homeostase), sendo uma forma de evitar a entropia.

PENSAMENTO SISTÊMICO, entender e lidar com a complexidade são as bases do pensamento sistêmico, e é uma das mais importantes ferramentas intelectuais do administrador.

SISTEMAS, conjunto de partes, funcionalmente inter-relacionadas, cada uma denominada subsistema, organizadas de modo a alcançar um ou mais objetivos com a máxima eficiência e eficácia (fator tempo/custo/qualidade), eles possuem quatro características básicas: elementos, relações entre elementos, objetivo comum e meio ambiente.

SISTEMAS ABERTOS são sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente através de entradas e saídas e trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. Ex.: Automóvel e relógio, pois não são conscientes de seu desempenho, a ação passada não controla a ação futura.

SISTEMAS FECHADOS são sistemas que não apresentam relações de intercâmbio com o meio ambiente que os circulam. Não influenciam e nem sofrem influências do ambiente. Ex.:Máquina de Escrever.

QUADRO COMPARATIVO

SISTEMAS ABERTOS

SISTEMAS FECHADOS

Não troca energia nem matéria com o ambiente;

Troca matéria e energia com o ambiente;

Objetivos Físicos;

Serem vivos, sociedades, empresas;

Conserva matéria, energia;

Conserva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com