TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENTREVISTA COM UM PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR E O AMBIENTE FAMILIAR

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

Claretiano - Centro Universitário

Nome: Camila Fin Martins

Disciplina: Metodologia do Ensino - Formação do Leitor

Tutor: Profº Adriana Sertóri Sandrin

3º Ciclo de Aprendizagem

Data: 12/10/2019

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO – ENTREVISTA COM UM PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR E O AMBIENTE FAMILIAR

Caxias do Sul

2019

  • Entrevista com a professora de língua portuguesa Bruna Thaís Pasquali realizada no dia 09/10/2019. No primeiro momento, foi questionada pela entrevistadora Camila quatro perguntas referente à leitura e o ambiente familiar. Abaixo as perguntas realizadas e as respostas dadas pela professora:

Pergunta n° 1: Como você vê o papel da família na formação de leitores?

Bruna: “Acredito que o papel da família na formação de leitores é muito importante. Em uma casa onde os membros da família que são adultos já são leitores, a probabilidade de as crianças se tornarem leitoras também é muito mais alta, pois existe incentivo. Em uma casa onde as pessoas não são leitoras tão assíduas, mas que compreendem a importância da leitura, também existe essa possibilidade. Isso porque as crianças enxergam os membros adultos da família como seus primeiros exemplos de conduta. Então, de uma maneira geral, com a família proporcionando acesso a livros, seja comprando, seja frequentando bibliotecas e livrarias, ou acompanhando canais que envolvam a leitura de alguma forma, a formação do leitor se dá de um modo muito positivo”.

Pergunta n° 2: Você acha importante a leitura afetiva no meio familiar? Por quê?

Bruna: Acho muito importante. Uma leitura afetiva torna o ato da leitura um momento que cria lembranças importantes, com formação de vínculos. Dessa forma, a leitura se torna um hábito ainda mais significativo”.

Pergunta n° 3: Quais os problemas nas práticas de leitura ainda existentes dentro da sala de aula?

Bruna: Um dos problemas que mais noto quanto à leitura é que ela não é uma prática presente no dia a dia dos estudantes”. Por inúmeros fatores, a leitura não é comum entre os alunos e isso se reflete quando são propostas atividades que envolvam interpretação de texto, por exemplo. O consumo de opiniões prontas (o fato de os alunos e as famílias muitas vezes se informarem via redes sociais e vídeos de formadores de opinião com embasamento duvidoso, e a não conferência de informações e fontes) é um fator que eu acredito ser um problema muito grande quando se tenta trabalhar leitura em sala de aula.

Pergunta n° 4: Como o futuro professor de língua portuguesa pode atuar na formação de leitores?

Bruna: O papel do futuro professor de língua portuguesa na formação de leitores é estar próximo dos interesses e meios utilizados pelos alunos, isto é, redes sociais, vídeos e canais, entre outros, para a partir deles, elaborar projetos que incentivem o interesse pela leitura.”

  • Encerrada a entrevista e seguindo a leitura da Unidade 3, registram-se as considerações dentro de cada um dos tópicos apresentados:

A influência da família é muito importante na formação de caráter, ser social e também na formação de leitores. Tudo o que somos tem origem na família. A leitura não é diferente, o que se vê é que os pais não incentivam seus filhos a lerem, isto porque eles também não têm o hábito de ler. Muitos pais sequer contribuem com um singelo valor para a biblioteca da escola, que muitas vezes não passa de 5,00 reais ao ano. Essa realidade ainda é muito presente na sociedade brasileira, principalmente nas zonas mais periféricas do Brasil. Por outro lado, os livros acabam se tornando caras as famílias, independentemente de classe social, não há incentivo por parte dos regentes do país, as escolas não recebem verbas o suficiente para realizar a compra de livros de literatura e também não há como descartar os meios de comunicação e as redes sociais cada vez mais presentes na vida das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com