TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSERÇÃO DE ALUNOS SURDOS EM ESCOLAS REGULARES DO MUNICIPIO DE ANANINDEUA

Por:   •  2/7/2016  •  Artigo  •  2.497 Palavras (10 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

LINCENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS.

PROJETO INTEGRADOR II

TITULO: A INSERÇÃO DE ALUNOS SURDOS EM ESCOLAS REGULARES DO MUNICIPIO DE ANANINDEUA

AUTORES:

 ROSANA CARLA SANTOS DOS SANTOS RA: 425016

      WILLIAM SANTANA SOARES RA: 433678

ORIENTADORA:

INGRID SALDANHA DA SILVA

Ananindeua, junho de 2016

Dedicatória

Dedicamos este trabalho em primeiro lugar ao Criador de todas as coisas por nos dar a dádiva da vida, a todos os membros de nossas famílias por nos apoiarem em todos os momentos tanto financeiramente quanto nos encorajando e a nossa professora tutora Ingrid Saldanha da Silva por passar seus vastos conhecimentos a nós.


Agradecimentos

Primeiramente a Deus, por ter me dado saúde, força e sabedoria para enfrentar todas as dificuldades no decorrer desta jornada.

A esta Universidade e todo o seu corpo docente, direção e administração que oportunizaram a janela que hoje vislumbro um horizonte superior.

A minha orientadora Ingrid Saldanha da Silva, pelo seu inestimável apoio e suporte nos mais variados momentos no decorrer do curso.

Aos meus pais, pelo incentivo e apoio incondicional.

E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado.

Sumário

Resumo.....................................................................................................................................06

1. Introdução.............................................................................................................................08

2. Uma breve abordagem da história dos surdos......................................................................09

3. A Inserção de alunos surdos em escolas regulares do município de Ananindeua................10

4. Considerações Finais.............................................................................................................13

5. Referências Bibliográficas....................................................................................................14


Tema: A INSERÇÃO DE ALUNOS SURDOS EM ESCOLAS REGULARES DO MUNICIPIO DE ANANINDEUA

AUTORES:

 ROSANA CARLA SANTOS DOS SANTOS RA: 425016

 WILLIAM SANTANA SOARES RA: 433678

Resumo

Este artigo teve como questão norteadora a preocupação em saber como é o ensino-aprendizagem dos alunos surdos em classes regulares no município de Ananindeua. Não obstante, conhecer também o trabalho de todos os profissionais envolvidos na educação desses alunos, visto que ainda é recente este processo de inclusão e devido a falta de preparo de alguns professores.

O objetivo que sustenta esta pesquisa consiste em investigar e analisar as estratégias desenvolvidas pelos professores do ensino regular e especial do município de Ananindeua, a fim de verificar se as mesmas possibilitam um ensino-aprendizagem capaz de atender a estes alunos.

Para isso, inicialmente foram realizadas visitas, observações e entrevistas nas escolas regulares do ensino fundamental e médio.

Constatou-se que os profissionais envolvidos na pesquisa demonstram preocupação com o ensino-aprendizagem, porém não utilizam metodologias diferenciadas em salas de aula, com o propósito de obter conhecimentos compatíveis para os alunos surdos e ouvintes.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, alunos surdos, inserção.


Abstract

This article was to issue guiding concern in knowing how the teaching and learning of the deaf students in regular classes in the city of Anantapur. Nevertheless, also know the work of all professionals involved in the education of these students, since it is still new this process of inclusion and due to lack of preparation of some teachers.

The purpose of holding this research is to investigate and analyze the strategies developed by teachers in regular and special education in the city of Anantapur, in order to verify that they allow a teaching-learning can meet these students.

For this, we were initially made visits, observations and interviews in regular elementary and secondary schools.

It was found that the professionals involved in the research show concern for teaching and learning, but do not use different methodologies in classrooms, in order to obtain knowledge compatible for deaf students and listeners.

Key words: Learning, teaching deaf students, insertion.


Introdução

Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva (DA), o que representa 5,1% da população brasileira. De acordo com este mesmo censo, o município de Ananindeua possui aproximadamente 127 mil deficientes, sendo que 25 mil deste total possuem deficiência auditiva parcial ou total.

Sabendo destes dados, podemos perceber a importância que deve ser dada a parcela da população no que diz respeito a educação. No que tange a educação, há uma necessidade de se terem escolas inclusivas, capazes de oferecer ao aluno surdo uma possibilidade real de aprendizagem.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, nº 9394/1996) estabelece que os sistemas de ensino deverão assegurar, principalmente, professores especializados ou devidamente capacitados, que possam atuar com qualquer pessoa especial na sala de aula; pois não basta que o aluno surdo frequente uma sala de aula, mas que seja atendido nas suas necessidades, sendo o professor responsável por mediar e incentivar a construção do conhecimento através da interação com ele e com os colegas, valorizando o exercício da cidadania, o desenvolvimento do indivíduo e sua preparação para estar inserido nos variados contextos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (224 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com