TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES NA FORMAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESPECIALMENTE NO 6º ANO SÃO UM DESAFIO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM O QUE FAZER PARA ENFRENTÁ-LAS?

Por:   •  2/5/2017  •  Artigo  •  6.047 Palavras (25 Páginas)  •  1.627 Visualizações

Página 1 de 25

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – ICED

CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS – PARFOR

TÍTULO: AS DIFICULDADES NA FORMAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESPECIALMENTE NO 6º ANO SÃO UM DESAFIO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM O QUE FAZER PARA ENFRENTÁ-LAS?

RESUMO

A presente pesquisa aborda, cientificamente, um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento do conhecimento humano: o hábito da leitura. É incontestável que há uma grande defasagem no sistema educacional brasileiro no que concerne ao desenvolvimento do gosto pelos livros nos nossos alunos e na sociedade como um todo. Buscando analisar mais profundamente o assunto e ao mesmo tempo descobrir novos métodos que, somados aos já existentes, possam auxiliar na solução do problema, foi realizado esse trabalho científico, envolvendo alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental Francisco Pereira de Assis, situada no Município de Anapu - PA. A situação revelada pela pesquisa é um tanto quanto desanimadora. No entanto, os resultados nos forneceram subsídios para sugerir novas medidas e apontaram possíveis caminhos para a solução do problema.

Palavras – chaves: Hábito. Leitura. Escola.

1 INTRODUÇÃO

A prática de leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a compreender o mundo a nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo de formas diferentes, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo, embora, muitas vezes, não nos damos conta.

A leitura é o ato de envolvimento entre leitor e texto, possibilitando o sujeito a repensar e ampliar constantemente suas visões de mundo, modificando sua forma de agir sobre a realidade. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade. Aprender a ler não é uma tarefa tão simples, pois exige uma postura crítica, sistemática e intelectual por parte do leitor, e esses requisitos básicos só podem ser adquiridos através da prática.

Atualmente o ensino da leitura tem sido uma preocupação constante de muitos estudiosos. As discussões estão relacionadas com as dificuldades que os nossos alunos apresentam na prática de leitura, em ler um texto longo, argumentar nas situações que exigem a participação oral e outros aspectos observados. O que se observa é que muitos veem na leitura somente a obrigatoriedade de cumprir alguma atividade em sala de aula. Refletindo sobre a situação exposta urge a necessidade de se trabalhar a leitura como uma das principais etapas do processo educativo. Não esquecendo que a mesma é um dos meios mais eficazes para o desenvolvimento da linguagem. Portanto, a proposta desse trabalho responde a uma urgência de mobilização para a importância da leitura no ensino fundamental II possibilitando aos alunos alcançar níveis melhores de proficiência na leitura e interpretação de texto.

1.1 AS DIFICULDADES NA FORMAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, 6º ANO SÃO MUITAS. O QUE FAZER PARA ENFRENTÁ-LAS?

Uma das tarefas indispensáveis dos professores de 6º ano do ensino fundamental II e a formação dos alunos enquanto leitores. Mas é neste nível do ensino e da aprendizagem que surgem as maiores dificuldades, e é papel do educador buscar alternativas para sanar ou amenizar esses lapsos no processo. Foi com este propósito que se desenvolveu esta pesquisa.

No sentido e na busca da compreensão a respeito das causas das dificuldades de aprendizagem de leitura, os livros teóricos, revistas científicas entre outras fontes que discorrem sobre o tema, quase todos tangem num aspecto em comum: a aquisição da linguagem. Outro aspecto, é o momento histórico em que ocorre a aprendizagem que, por sua vez, resultam de toda a história vivida pelo aprendiz, nas suas dimensões afetivas, cognitivas, sociais, orgânicas e funcionais. (VIZICA, 1987, apud BARBOSA, 2006,p.53).

Diante desta reflexão, deve-se levar em consideração aspectos ligados diretamente as crianças. Assim, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Pereira de Assis no município de Anapu, na região sudoeste do Pará, foi escolhida como campo de pesquisa. Ouvir os educandos do 6º ano do ensino fundamental na faixa etária entre onze e treze anos, foi o diferencial para entender as principais causas da dificuldade de ler. Na maioria das vezes, percebe-se que aluno não compreender e nem tem consciência que está com alguma dificuldade sendo necessário que haja apoio e orientação, para tal detecção.

Se o sujeito da aprendizagem e segundo Dolle (1993), uma combinação de sujeito bi fisiológico, racional, social e afetivo, não podemos considerar nem a aprendizagem, nem a dificuldade de aprendizagem isolando apenas uma destas dimensões. Em toda a ação humana este ser inteiro precisa ser considerado em interação com as situações de aprendizagem. (BARBOSA, 2006,p.60)

1.2 CONCEITO E NATUREZA DA LEITURA

Todo indivíduo ao nascer está capacitado para o ato aprender uma língua e, também, suas regras em nível de fala e de escrita. Neste último, está intrínseca a capacidade de ler. Logo nos primeiros dias de vida ele inicia sua “leitura do mundo”, consegue discernir entre o calor do berço ao aconchego dos braços da mãe; é capaz de inebriar-se com belas canções de ninar, bem como se irritar com sons estridentes, enfim, desde a mais tenra idade se processam os primeiros passos da leitura. O ensino da leitura deveria corresponder à percepção que se consegue da natureza da leitura. Processo complexo, a leitura compreende várias fases de desenvolvimento.

Segundo Antunes (2009, p. 23), “[...] antes de mais nada, é um processo perceptivo durante o qual se reconhecem símbolos”. Sendo assim, a percepção dos símbolos impressos ocorre durante as pausas de fixação das letras à medida que os olhos prosseguem seu trabalho, ou seja, representa a prática de visualizar as letras e as pausas nesse processo.

A leitura então, é entendida “[...] como um processo de compreensão de expressões formais e simbólicas, não importando por meio de que linguagem” (MARTINS, 1986, p.30) é uma habilidade que independe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com