TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

Por:   •  6/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.363 Palavras (18 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 18

ESTADO DE MATO GROSSO

NSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, CAMPUS CUIABÁ – OCTAYDE

  1. Identificação:

a) Nome da candidata: Gheany Roberta Leal

  1. Título do projeto: A desconstrução das palavras na obra "O bem Amado": possibilidade de sentidos.
  1. Linha de pesquisa: Estudo dos processos discursivos e análise semântica da enunciação

II. Apresentação:

A escolha do presente trabalho foi feita a partir do trabalho de graduação em Licenciatura Plena em Letras – UNEMAT o objetivo é investigar os advérbios terminados em - mente no livro O Bem Amado. Baseando-nos nas classes gramaticais e como nelas há a possibilidade de sentidos, acrescentando informações que não estão diretamente ligados ao conteúdo, pois os advérbios nos permitem essas possibilidades de sentidos amplos, e com isso proponho estudar este mecanismo das possibilidades de sentidos que o advérbio pode nos trazer e também ajuda a ampliar os nossos conhecimentos através destes mecanismos analisados.

Considerando que a carga semântica é muito variável e essa extrema mobilidade ativa que possuem os advérbios, faz com que seja difícil estabelecer uma significação clara e coerente para tal classe de palavras, principalmente porque a terra dos sentidos pode nos parecer muito instável. Com tudo isso, algumas classes gramaticais vêm merecendo uma atenção especial entre os gramáticos e linguistas de modo que nelas (as classes gramaticais) destacamos o advérbio.

Nesse sentido analisaremos como a obra aplica a função dos advérbios formados com o sufixo – mente, assim iniciaremos os estudos a partir do estudo de algumas compreensões teóricas a respeito dos advérbios. Isso ocorrerá através de uma analise mais aprofunda do funcionamento lingüístico, para que amplie o conhecimento sobre as diferentes possibilidades de uso da linguagem, com ênfase nos diversos sentidos que essa classe gramatical pode apresentar, pois apresentam mais sentidos vastos e revelado na obra do que em sua estrutura sintagmática.

A face da analise em questão, é apresentar uma opção para explorar as inúmeras possibilidades que a nossa Língua Portuguesa proporciona para que possamos divulgar nossas idéias e juízos sobre o mundo. Isto será realizado através da sistematização dos possíveis sentidos que os advérbios formados com – mente pode assumir na obra O Bem Amado, tendo em vista as reais intenções do sujeito (locutor) frente ao já dito.

  1. Objetivo Geral:
  • Compreender que há nos advérbios inúmeras possibilidades de significantes nos sistemas lingüísticos distintos, a partir desse sentido analisaremos como a obra O Bem Amado aplica a função dos advérbios formados com o sufixo – mente, assim estudaremos a possibilidades de sentidos e algumas compreensões teóricas a respeito do advérbio.

Objetivos Específicos:

  • Compreender as possibilidades de sentidos amplos que há nos advérbios no já dado, e as inúmeras possibilidades que a linguagem nos proporciona para que deferíssemos opiniões em relação ao sujeito.

  • Tomar os deslizamentos da língua, pois é somente pela língua que há essa possibilidade de novos sentidos, do advérbio, fazendo com que os sentidos sejam amplos e não seja um mecanismo qualquer da língua, mas sim dos sentidos.
  • Compreender a relação entre o sujeito locutor/já dito, pensando a sistematização dos possíveis sentidos através dos advérbios formados com mente pode assumir através da língua.
  1. Delineamento do quadro teórico:

A autora que lançou a Análise do Discurso no Brasil foi Eni P. Orlandi, ela é autora de inúmeros livros, mas para a construção deste trabalho partiremos do livro Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos, no qual a autora coloca que a Análise do Discurso não tratará da língua e nem da gramática, ela trabalha com a possibilidade de sentidos, portanto, o foco é o discurso, pois, ele (o discurso) se significa na/pela língua. Então, sabemos que só há discurso pela língua, com esse intuito o de mostrar como, segundo a autora, a língua é tomada por uma possibilidade de materialidade que vai significar.

Portanto, pretendemos neste trabalho, investigar as relações de construção dos sujeitos e os sentidos na Análise de Discurso. A nosso ver, há uma sobreposição entre a produção de sentidos e a construção do sujeito que ocorrerá nesse indivíduo, pois, somos sujeitos a partir da língua. Designadamente, nosso empenho está em verificar como a construção de sentido está absolutamente ligado ao sujeito, para isso faremos uso de dois conceitos da Análise de Discurso, o sentido e o equívoco.

Pretendemos então, verificar as relações de construção entre o sujeito e sentido na Análise de Discurso. Apresentamos para este estudo os conceitos de Ideologia e Significante que vão nos levar até essa construção do sujeito. Observamos que este processo de construção do indivíduo em sujeito está diretamente unido à questão do sentido, devido o ele (o sujeito) se significar somente através dos sentidos e ser definitivamente oriundo dele. Como já colocado antes, lembramos que estes métodos que faremos uso o equívoco e a falha, não se dão de maneira constante, sem desvios; pelo contrário, eles tornam o trajeto do sujeito falho e propício ao equívoco, espalhando - se pelo caminho. Dessa maneira, a formulação determinada pelo sujeito é constituída a partir da memória do dizer, acarretando a intervenção no histórico-ideológico, pois, é através da formulação que a linguagem ganha vida e junto com ela, a memória se atualiza pelos dizeres outros agregados e o sujeito se expõe se constituindo como sujeito através da formulação. Nesse sentido Eni Orlandi coloca que:

Formular é dar corpo aos sentidos. E, por ser um ser simbólico, o homem constituindo-se em sujeito pela e na linguagem, que se inscreve na história para significar, tem seu corpo adotado ao corpo dos sentidos. Sujeito e sentido constituindo-se ao mesmo tempo têm sua corporalidade articulada no encontro da materialidade da língua com a materialidade da história. (Orlandi, 2001. p.9)

Então, não há corpo que não se constitua sem que essa formulação aconteça, pois não existem sujeitos que não sejam investidos de pela ideologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (335.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com