TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO MUNDO CONTEMPORANEO

Por:   •  7/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  6.319 Palavras (26 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 26

INTRODUÇÃO

Este projeto cultural propõe desenvolver atividades de Artes Visuais: Como, Pintura, Desenho, Histórias em quadrinhos, entre outros; Assim como atividades de Literatura: Como, Contação de histórias, Leitura e Linguagens, entre outros. Pressupondo que tais atividades de oficinas culturais poderiam contribuir como extra-curriculares e fortalecimento no convívio dentro da escola.

O Projeto também propõe o envolvimento, trabalho e dedicação por parte do acadêmico, fortalecendo uma provável atuação futura enquanto professor. Acreditamos que todos aqueles que se envolvem com o processo educacional e cultural precisam saber que a convivência é um momento único na vida do educando, portanto é uma fase que merece toda atenção do educador.

Desse modo, a cultura é um instrumento imprescindível para que o indivíduo possa reconhecer a si próprio. Neste sentido, pretende-se com esse projeto apresentar a Arte e Cultura e levá-las com maior veemência para dentro das escolas, como uma proposta de atividade extra – curricular e priorizando o convívio e participação na escola.

Sugerimos que o período das atividades seja estabelecido em dois dias da semana durante meio período. Porém, estaríamos dispostos a um acordo com a realidade vivida dentro da escola sugerida, ou seja, de acordo com a realidade da escola iríamos estudar juntos quais dias da semana seriam cabíveis atuar com as oficinas, e assim também como os horários que melhor se enquadrariam com tal realidade.

Por estabelecer uma maior intimidade com a Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, já que fui atuante de estágio na mesma e conheço um pouco da realidade desta, sugiro que o local das atividades do projeto sejam estabelecidos nela. Por outro lado, caso os horários ou dias da semana sugeridos não sejam de comum acordo teríamos também a abertura para implantação do projeto em outra escola Municipal da cidade de Dourados – MS.

JUSTIFICATIVA

: Fundamentação da escolha das atividades que serão

desenvolvidas e qual o regime de trabalho que será estabelecido para o projeto.

 

Os objetivos específicos são os seguintes: Conceituar a alfabetização e letramento no mundo contemporâneo; e Compreender os níveis que as crianças passam para serem consideradas alfabetizadas de fato e entender os processos de alfabetização na escola atual;

        A escolha do tema Alfabetização e Letramento: pressupostos de garantia de direitos humanos, para este artigo, se deu devido a importância de se aprofundar nos conhecimentos em relação a de que forma podemos oferecer a criança a base de sustentação da alfabetização e letramento. E nesse sentido, estar preparando a criança para que possa reconhecer a si própria e saber que a educação é um direito de todos.

        Compreende-se que a alfabetização é um processo complexo, pois envolve as primeiras experiências da criança, entretanto cabe ao professor desenvolver uma boa metodologia propondo estratégias motivando a criança em seu processo de construção de conhecimento.

        Entende-se que a educação transforma e resgata valores e dá a criança o direito de sonhar, ter esperança e a faz acreditar em uma perspectiva de vida. A educação possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças.

        Portanto o desafio que se apresenta a escola é trabalhar com as crianças de maneira responsável e comprometedora, do ponto de vista ético. Dessa forma proporcionando a aprendizagem de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam mudar a comunidade de que essas crianças fazem parte, dessa forma fazendo valer a pena o princípio da dignidade.

        A comunicação e a compreensão pode fazer o educando ser mais participativo, e com isso a escola cumpre seu papel contribuindo para o desenvolvimento da criatividade e a socialização da mesma.

CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO MUNDO CONTEMPORANEO

Este artigo estará fundamentado de acordo com os estudos das autoras TEBEROSKY, e TOLCHINSKY (1995), assim como a autora ROJO (2009), utilizando principalmente as obras tituladas como: “Além da Alfabetização” e a obra “Letramentos Múltiplas, Escola e Inclusão Social.” Ambas as obras retratam da alfabetização, e neste sentido as autoras Teberosky e Tolchinsky, afirmam que:

Sabemos que não existe uma diferença entre um indivíduo e outro que aprendeu a ler e escrever e outro que não sabe faze-lo, porque são diferenças que vão além da alfabetização, essas diferenças na alfabetização estão associadas a aspectos sociais e econômicos. (TEBEROSKY, TOLCHINSKY, 1995, p. 7).

O processo de alfabetização significa ensinar o aluno, de forma progressiva e sistemática, quais são as regras que orientam a leitura e escrita no sistema alfabético, bem como a ortografia da língua portuguesa. O conhecimento básico para a compreensão da natureza da escrita, o trabalho para o conhecimento das diferenças entre nosso sistema alfabético e outros sistemas gráficos de representação precisa ser introduzido, desenvolvido sistematicamente e consolidado logo no período inicial da alfabetização. No primeiro ano de escolarização as crianças precisam compreender e dominar, outras convenções gráficas do nosso sistema de escrita.

Segundo Teberosky e Tolchinsky (1995), a linguagem é um requisito importante para aprender a ler, e uma conseqüência para o processo de alfabetização, ou seja, sem a linguagem o processo de alfabetização se torna mais difícil. Pois, ao iniciar o processo de alfabetização a criança experimenta várias formas de associações, seja de palavras e de se relacionar com o mundo.

A partir do momento que a criança se entende por alfabetizada, de acordo com as didáticas do professor ela vai aprendendo ter o habito de ler e escrever pois é isto que a alfabetização propõe. A tarefa da criança, na alfabetização é estar em constante construção e superando a cada dia suas dificuldades para que dessa forma compreenda como a linguagem está representada no ato de escrever.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (238.6 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com