TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA: o estilo visual no ensino-aprendizagem de crianças

Por:   •  13/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.023 Palavras (13 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ-SOURE

 FACULDADE DE LETRAS - FALE

LAÍSE RAMOS DOS SANTOS

ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA: o estilo visual no ensino-aprendizagem de crianças

Soure, PA

Julho de 2018

ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA: o estilo visual no ensino-aprendizagem de crianças

[pic 2]

Soure-PA

Julho de 2018

RESUMO

A maneira como as crianças sentem e lidam com os desafios, ou seja, como conduzem e buscam a solução, é distinta de uma para outra. Adotar determinado método, escolher certo caminho e decidir entre uma ou outra possibilidade mostra um jeito próprio e ímpar de lidar com as informações. Esse jeito individual de aprender é denominado de estilo de aprendizagem. A necessidade de aperfeiçoar e de tornar mais eficiente o processo educacional torna o conhecimento dos estilos de aprendizagem um fator crucial para auxiliar no aprimoramento do ensino. Este trabalho teve como objetivo investigar como se dá o estímulo da modalidade visual de estilo de aprendizagem no ensino de Língua Inglesa para crianças.  Em vista disso, se realizou uma revisão bibliográfica, pois ajuda a encontrar na literatura informações relevantes que respondam ao problema investigado. Através desse estudo pode-se analisar que há uma variedade de dimensões de estilos de aprendizagem elaboradas por diversos teóricos. A modalidade visual de estilo de aprendizagem, objeto desse estudo, foi elaborada por Felder e Silvermann e o seu estimulo é definido por autores como um recurso importante no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras chave: estilos de aprendizagem; língua inglesa; crianças; visual; ensino-aprendizagem.

ABSTRACT

The way children feel and deal with challenges, that is, how they lead and seek solutions, is different from one to another. Adopting a specific method, choosing a particular path and deciding between one or another possibility, shows a unique and unique way of dealing with information. This individual way of learning is called e learning style. The need to improve and streamline the educational process makes knowledge of learning styles a crucial factor in helping to improve teaching of English Language for children is given. In view of this, a bibliographic review was carried out, as it helps to find in the literature relevant information that respond to the investigated problem. Through this study it can be analyzed that there are a variety of dimensions of learning styles elaborated by several theorists. The visual style of learning style, object of this study, was elaborated by Felder and Silvermann and its stimulus is defined by authors as an important resource in the teaching-learning process.

Keywords: learning styles; English Language; children; visual style; teaching-learning

INTRODUÇÃO

Têm se ciência e notoriedade que o ensino de Inglês como língua estrangeira vem se expandindo de forma significativa nas séries iniciais. Sendo assim, características específicas dessa faixa etária devem ser consideradas, salientando a importância do docente no processo de ensino-aprendizagem. Esse profissional, além dos conhecimentos específicos, deve ter concepções de Língua, Linguagem e os recursos necessários para que o processo de ensino-aprendizagem dessa língua estrangeira se dê de forma eficaz.

Já é do senso comum que o aprendizado se desenvolve de formas diversas, pois cada individuo pensa, captura, processa, armazena e reconstrói o conhecimento em tempos, ritmos e espaços particulares. Observando-se uma sala de aula, é possível perceber a maneira como cada criança age para desenvolver determinada tarefa. As diferenças observadas na forma que cada criança aprende caracterizam a individualidade e as escolhas que cada uma tem ao se deparar com um novo desafio (DAVID, 2012).

A essas peculiaridades que cada aluno apresenta quanto a sua forma de aprender, os autores denominam estilos de aprendizagem (OLIVEIRA, SANTOS, SCACCHETTI, 2016; BARROS, 2008; CAVELLUCCI, 2006).

Diante do exposto, o presente trabalho apresenta um estudo sobre os estilos de aprendizagem em Língua Inglesa, com foco no estilo visual de aprendizagem de crianças. Tal investigação é relevante na medida em que a literatura destaca o estilo visual como um apoio valioso no processo de ensino-aprendizagem de vocabulário em Língua estrangeira (PROCÓPIO, 2007).

Na organização do trabalho, optou-se pela estrutura que segue. No primeiro tópico é feita uma breve abordagem sobre ensino de Língua Inglesa para o público infantil, o segundo tem como enfoque os Estilos de Aprendizagem (EA), com uma breve descrição das principais dimensões de EA elaboradas por teóricos. O terceiro item discorre sobre questões relacionadas ao estilo visual no ensino de Língua Inglesa para crianças: definições, características, importância e meios de inserir este estilo na metodologia de ensino infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (363.4 Kb)   docx (94.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com