TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica dos Textos "A história da sua vida"

Por:   •  9/6/2019  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica dos Textos

"A história da sua vida", de Ted Chiang, e o artigo "Como a linguagem modela o pensamento", de Lera Boroditsky

O enredo abordado nos textos se difere de forma considerável, porem de certa forma os dois possuem uma semelhança incontestável. Os autores apresentam algo em comum que é o centro pelo qual suas ideias vão sendo escritas: a linguagem e o pensamento. No artigo de Lera Boroditsky, a autora relata como a linguagem molda dimensões fundamentais do nosso eu; espaço, tempo e casualidade por exemplo. Influenciando o modo como as pessoas pensam. Já Ted Chiang em seu conto aponta para o sentimento humano, para o futuro, através de um olhar linguístico, Chiang usa uma base cientifica genial no conto, algo que realmente poderia acontecer. Ele ainda desconstrói o conceito anteposto de ficção cientifica.

As obras revelam como a linguagem é capaz de moldar pensamentos, até mesmo os mais complexos. Como por exemplo mostra o artigo da professora Lera Boroditsky, as percepções de tempo (passado, presente e futuro) que variam ao redor do mundo. O mesmo também é mostrado no conto “histórias da sua vida” quando a Dra. Louise Banks compreendeu a linguagem dos heptapodes, sua maneira de experimentar o tempo de também mudou. Ao invés dele fluir apenas do passado para o futuro, ela foi capaz de quebrar esta linearidade, podendo experimentar a sua vida inteira ao mesmo tempo.

Apesar dos autores abordarem um mesmo tema (linguagem), andam por caminhos diferentes. Ainda assim é possível destacar alguns pontos de ambos os autores, analisando suas semelhanças e diferenças se referindo a linguagem. Por exemplo, é mostrado nos dois textos que de maneira como compreendemos determinada linguagem, a mesma é capaz de afetar completamente a maneira como pensamos, e percebemos a realidade.

Ambos os textos tiram o leitor da zona de conforto, mostrando um abismo de pensamentos e reflexões sobre nos seres humanos, como nós, nos deparamos em meio a uma sociedade mista linguisticamente, nos fazendo criar até um novo conceito sobre linguagem. É notado também a relatividade linguística presente fortemente nas duas obras, ou seja, a língua que o indivíduo fala influencia seu pensamento e percepção de mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (28 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com