TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Experiência Estética: Linguagens Literárias

Por:   •  21/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Cruzeiro do Sul

Nome: Izamara Aparecida da Silva

Curso: Pedagogia (Licenciatura)

Semestre:6º

RGM: 21750017

Disciplina: Seminário Temático

Linguagens Literárias

Experiência Estética: Linguagens Literárias

        A literatura brasileira iniciou-se no século XX com poemas escrito por grandes autores tais como: Monteiro Lobato, Viriato Correia, Olavo Bilac entre outros nomes. Tais autores valorizavam o nosso folclore e cultura com amor e como um tudo, tudo que conhecemos nos dias de hoje se deve a paixão que essas lendas da literatura depositaram e foram fruto das tendências modernista da época. No século XVIII a literatura foi criada, o gênero literário veio a ser publicado no Brasil só no século XIX. Grandes nomes e referência da literatura não mediram esforços e trabalho para alcançarem e agradar os leitores jovens.

         E anos mais tarde, nossa literatura ganhou tema novos, foi do campo para a grande cidade, com a tecnologia já mais avançada as editoras passaram a ser mais profissional na coordenação do processo de editoração e publicação de obras literárias em suas produções infantis, como Clarice Lispector e Monteiro Lobato.

       A além da importância didática, a leitura na infância é importante para despertar nos pequenos o interesse e formação que faz com que o sujeito em sua formação viva uma séria de complexibilidade, sentimentos e o imaginário que farão parte da vida.

        E Sabemos que a literatura é importante e fundamental na formação da pessoa ou seja do indivíduo. Na educação Infantil e no Ensino Fundamental esta experiencia estética se faz presente durante em sala de aula, a partir das diversas linguagens artísticas visuais nos livros, tal experiencia tem o poder de provocar sentimentos e sensações.   todo o ano letivo é assim

       E Partindo do que buscamos alcançar na sociedade onde a leitura, a escrita e a imagem estão em toda parte, partindo do que está ao redor compreende-se que o mesmo é composto pelo profissional com o objetivo de contribuir como um instrumento de transformação da realidade nos dias atuais que estamos hoje.

         A história selecionada para a atividade proposta foi a obra Solta o Sabiá de Ruth Rocha.

          O mesmo falo de um garotinho que nasceu em Portugal, que veio ainda pequeno para o Brasil, no século XVII. O garotinho ao chegar, acompanhou de bem perto as aventuras dos bandeirantes – desbravadores que exploravam pelo Brasil novos caminhos, mas esses exploradores se tornaram maldosos e impiedosos caçadores de índios para serem escravizados. O menino passa a estar cada vez mais presente nessa nova cultura e realidade da colônia.

          E No âmbito da linguagem literária na educação, irá ser além de favorável significativo a apreciação estética, durante contos de fabulas, lendas e analise de imagens que forem lidas a cada página do livro, isso resultará no conhecimento de mundo dos educandos aumentando as referências artísticas nos momentos de atividades escolares. Neste contesto as crianças cada criança atribuirá significados para os personagens entre outras experiencias situações e histórias, ambos criaram sentimentos para com cada imagem que lhe forem apresentadas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com