TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Por:   •  6/11/2019  •  Monografia  •  9.834 Palavras (40 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 40

                                              UNIVERSIDADE PAULISTA        [pic 1]

CAMPUS JUNDIAÍ

CURSO DE PEDAGOGIA

LETÍCIA CARDOSO DA SILVA - D312II-0

THAINA GONÇALVES DA SILVA - D15925-9

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

JUNDIAÍ

2019

LETÍCIA CARDOSO DA SILVA[pic 2]

THAINA GONÇALVES DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Pedagogia apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador(a) Prof. Cristina Tischer Ranalli

JUNDIAÍ

2019

LETÍCIA CARDOSO DA SILVA[pic 3]

THAINA GONÇALVES DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do

título de graduação em Pedagogia apresentado à

Universidade Paulista – UNIP.

Aprovado em:        

BANCA EXAMINADORA

_______________________/__/___

Prof. Nome do Professor

Universidade Paulista – UNIP

_______________________/__/___

Prof. Nome do Professor

Universidade Paulista – UNIP

_______________________/__/___

Prof. Nome do Professor

Universidade Paulista UNIP

[pic 4]

AGRADECIMENTOS[pic 5]

Agradecemos em primeiro lugar à Deus por ser a base das nossas conquistas e por estar sempre presente ao nosso lado no decorrer dessa trajetória, ele é o grande responsável por essa vitória.

Aos nossos pais, que estiveram sempre do nosso lado, obrigada por toda ajuda ao decorrer desta batalha, pela paciência, compreensão e por acreditarem e dando apoio sempre que foi necessário.

Em especial à nossa orientadora Cristina Tischer Ranalli, a qual durante toda nossa caminhada acadêmica se fez presente com ensinamentos e conselhos que hoje fazem parte da nossa formação, obrigada pela dedicação, atenção e apoio em suas orientações prestadas na elaboração dessa monografia, nos incentivando e colaborando sempre para o desenvolvimento de nossas ideias para a realização deste trabalho.

RESUMO[pic 6]

 O Objetivo desse trabalho foi de entender a importância do desenho para o desenvolvimento infantil e observar qual é o papel do professor nesse processo de desenvolvimento e quais são as praticas utilizadas para a aplicação e avaliação do desenho na educação infantil.

O desenho sempre esteve presente em nossas vidas, desde a pré-história, onde começou ser utilizado como uma forma de comunicação e expressão pelos primitivos,  hoje podemos considerar também essa maneira como uma das, mais de uma maneira mais abrangente  , pois hoje o desenho vai além, ele cerca a criatividade, o sentimento e a imaginação das crianças, e através do momento de desenhar além de se expressar ela vai estabelecendo e criando um vínculo com o mundo.

O desenho infantil passa por fases acompanhando o desenvolvimento da criança através de estudos e para comprovar isso nossa pesquisa apresenta as fases do desenho no desenvolvimento infantil para quatro autores que são eles: Piaget, Lowenfeld, Luquet e Vygotsky.

Cada autor esclarece as evoluções do desenho através de seus estudos e modo de pensar, como por exemplo Vygotsky não assimila as fases com idades, já os diversos assimila de acordo com a faixa etária de cada criança.

Através desses estudos fica mais fácil para o professor na educação infantil avaliar qual fase cada uma de suas crianças está desenvolvendo no momento.

Palavras-Chave: Desenho, Criança, Desenvolvimento infantil.

ABSTRACT[pic 7]

(TRADUZIR RESUMO)

SUMÁRIO[pic 8]

INTRODUÇÃO        7

CAPITULO l - A HISTÓRIA DA ARTE        8

1.1 A história da arte no Brasil        11

1.2 A arte para a educação        13

CAPÍTULO II - A HISTÓRIA DO DESENHO        16

2.1 O desenho        18

2.2 As fases do desenho        19

2.3 O desenho e a criança        24

2.4 O desenho e suas perspectivas        26

CAPITULO lll - O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL DO DESENHO INFANTIL        27

3.1 O papel do professor segundo a legislação vigente da educação        31

CONSIDERAÇÕES FINAIS        33

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        34

INTRODUÇÃO

Este trabalho monográfico de conclusão de curso, intitulado A Importância do Desenho no Desenvolvimento Infantil enquanto Formadora de Repertório Artístico para a criança traz uma proposta de análise bibliográfica sobre o conceito do desenho, sua importância na vida social e a sua essencialidade na formação humana.

Para que possamos falar sobre o desenho e suas particularidades, iniciamos nossa pesquisa com embasamento na modalidade da Arte, vez em que o desenho é pertencente da modalidade artística.

Sendo assim, no primeiro capítulo do nosso Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), realizamos pesquisas referente a História da Arte, a fim de trazer aos leitores uma compreensão à respeito dessa modalidade educacional que, embora não tenha seus reconhecimentos cabíveis, trata-se de uma modalidade de extrema contribuição para o desenvolvimento do ser humano.

Aqui retratamos também, a história da arte desde os primeiros movimentos artísticos que surgiram pelo ser humano na Pré-história, tratando como elemento principal, o desenho, a qual foi apresentado os primeiros registros, fazendo com que o leitor consiga identificar as mudanças que vieram ocorrendo até os tempos atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.4 Kb)   pdf (304.3 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com