TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Por:   •  5/2/2017  •  Artigo  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

A RELEVÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

[1] 

Resumo

A utilização de atividades lúdicas no ensino da matemática é uma forma de despertar nos alunos o interesse pelo aprendizado dessa matéria que provoca aversão em grande parte das crianças. E foi pensando nesse e numa série de outros fatores que um grupo de acadêmicas do curso de Pedagogia, desenvolveu na Escola Estadual Nhá Gui Azevedo, em Janaúba, por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), o subprojeto Educação Matemática, onde jogos e dinâmicas são o ponto principal do trabalho em sala de aula, visando à socialização dos alunos, o desenvolvimento da oralidade, dentre outros, tendo como foco principal a elucidação de problemas propostos de forma divertida e prazerosa.

Palavras-chave

Matemática; Jogos; Lúdico

Introdução

O subprojeto visa proporcionar aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental uma seqüência de atividades lúdicas, utilizando jogos interessantes e desafiadores como meio de aprendizagem da matemática, onde a diversão das brincadeiras é inserida no aprendizado de forma pedagógica e contextualizada, demonstrando a relevância dos jogos no ensino da matemática.

Material e métodos

Como embasamento teórico, utilizamos a obra Crianças Pequenas Reinventam a Aritmética; Implicações da teoria de Piaget, da autora Constance Kammi e Leslie Baker Housman. Tendo como base o conteúdo estudado, escolhemos algumas sugestões de jogos do livro que melhor se adaptavam à faixa etária das crianças atendidas pelo subprojeto, planejávamos e posteriormente os jogos eram aplicados seguindo o mesmo eixo trabalhado pela turma na disciplina de matemática. Os jogos eram confeccionados em sua grande parte de material reciclado, de fácil acesso, e de forma que as crianças pudessem manusear com facilidade e até mesmo confeccioná-los em casa.

Resultados e discussão

De  modo geral as atividades sempre são bem desenvolvidas e os alunos afixam os conteudos ministrados nas oficinas. Através da utilização de jogos, foi observada uma grande evolução no senso investigador e crítico das crianças, bem como avanços nas áreas pedagógicas, cognitivas, e sociais, ressaltando o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático.

Conclusão

Por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras confeccionados de material menos sofisticado as crianças demonstravam satisfação em aprender, dessa forma a matemática que inicialmente causava receio passa a ser um instrumento de aprendizagem cativante e prazeroso, construindo assim uma práxis pedagógica e, sobretudo instigante.

Agradecimentos

        A minha supervisora Mônica Ribeiro Cantuária pelo apoio recebido no desenvolvimento das oficinas desenvolvidas no subprojeto “Educação Matemática”, pois, sua dedicação e empenho são de suma importância e fazem diferença nos resultados obtidos.

Referências bibliográficas

KAMII, C. Crianças pequenas continuam reinventando a aritmética –Implicações da teoria de Piaget. In: JOSEPH, Linda Leslie. 2 ed.. Porto Alegre: 

Artes Médicas, 2005.

[pic 1]

[pic 2]

Figura 1. Alunos na área externa da sala participando da oficina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (371.7 Kb)   docx (291.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com