TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tendencia Tradicional

Por:   •  9/10/2018  •  Resenha  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES DE PINHAIS

FAPI

Cristiane Dos Santos

Rúbia Mara Silva Rodrigues

Base Nacional Comum Curricular

Língua Portuguesa 1º ano

Pesquisa a ser apresentada à Disciplina de Metodologia do Ensino da Alfabetização, do 3° período do Curso de Pedagogia, como requisito para obtenção de notas referente ao primeiro bimestre.

Orientadora: Profª Ana Sueli Ribeiro Vandresen 

PINHAIS

2018

CONTEXTUALIZAÇÃO

A tendência tradicional surgiu por volta do século XVI, ela é uma das concepções contemporânea de educação, e por se tratar de uma das mais aplicadas concepção de educação até os dias de hoje. A Pedagogia Tradicional é conhecida por não possibilitar uma maior interação entre o professor e o aluno, por isso ela é tão criticada, pois não permite que o aluno busque um maior entendimento dos assuntos, já que ele é tratado passivamente como mero ouvinte, que precisa apenas decorar o conteúdo.

Os principais representantes foram Professor Dermeval Saviani (SAVIANI, 1984, 1991), Professor José Carlos Libâneo (LIBÂNEO 1983).

 A tendência tradicional tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva.

A visão da concepção pedagógica é a busca pela essência do homem, colocando o professor como o centro de todo o processo educativo, mantendo a visão no desenvolvimento do intelecto.na imposição da disciplina da disciplina com parte fundamental para o sucesso educacional, na memorização dos conteúdos como forma de conhecimentos tidos como essenciais.  

REPRESENTANTES

      Vários foram os representantes desta tendência tradicional, porém segundo Libâneo (1990):

A pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a idéia de igualdade de   oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

.          Tendo em vista a análise de Libâneo podemos perceber que o indivíduo é educado por atingir sua plena realização através de seu próprio esforço.  

PONTOS POSITIVOS

  •  A educação é direito de todos e dever do estado;
  •  Uma nova classe se consolida no poder;
  •  Defende a igualdade essencial entre os homens;
  •  O acesso das camadas trabalhadoras a escola;
  •  A proposta original do ensino tradicional e as suas aplicações;
  •  A escola nova não atingiu o método tradicional, ela atingiu a aplicação deste;
  • A escola surge como antídoto para resolver o problema da marginalidade. 

PONTOS NEGATIVOS

·                     Baseava-se no caráter transmissor do ensino. A ideia da experiência sensorial como única via de acesso dos conhecimentos não é suficiente.

  •    Por que as percepções se enganam com frequência.
  •  Por que há uma experiência social acumulada de conhecimentos sistematizados que não necessitam ser descobertos novamente.  

QUADRO

                                                

              TENDÊNCIA TRADICIONAL E SUAS CARACTERÍSTICAS

 

PAPEL DA ESCOLA

Promover uma formação puramente moral e intelectual, formando o aluno para convivência social. A escola terá como foco apenas a cultura, sendo os problemas sociais.

 

 

CONTEÚDOS

São aqueles que foram ao longo do tempo acumulados e, nesse momento são passados como verdade absoluta, sem chance de questionamento ou levantamento de dúvida em relação a sua verdade;

 

 

METODOLOGIA

É a exposição verbal por parte do professor e a preparação do aluno. O foco principal é na resolução de exercícios e na memorização das fórmulas e conceitos;

 

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

É marcada pelo autoritarismo do primeiro em relação ao segundo. Somente o professor possui conhecimento para ensinar, o papel do aluno é o de receber o conhecimento transmitido pelo professor;

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação esta totalmente ligada a concepção tradicional, dando-se por meios de tarefa para casa, quase que exclusivamente pela prova escrita.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com