TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A promoção da convivência escolar democrática nas classes do ensino fundamental

Por:   •  9/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

Elaine Cristina de Paula Xavier

Professora de Educação Básica

Pedagoga e Psicopedagoga

A promoção da convivência escolar democrática nas classes do ensino fundamental

Projeto de Pesquisa apresentado ao programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, como requisito para realização do Processo Seletivo para admissão no curso de mestrado Profissional em Educação.

SÃO CARLOS

2013

JUSTIFICATIVA

Com o advento da tecnologia, do desenvolvimento do mundo do trabalho, das novas configurações de família, das diferentes relações e conflitos interpessoais surgidos na sociedade moderna, a educação se faz premente para a formação cidadã. Considerar o ambiente escolar como propício à prática e ao desenvolvimento de valores e atitudes socialmente entendidos como positivos, atribui-se à escola o papel de desenvolver atividades que proporcionem aprendizagens significativas, visto que o desrespeito, também na escola, caminha na contramão da cidadania. Formar cidadãos críticos e participativos implica trabalhar conceitos cotidianos de convivência e respeito mútuo.

Distúrbios disciplinares, violência e o autoritarismo nas relações interpessoais são alguns dos maiores problemas pedagógicos e sociais da atualidade e vêm comprometendo a busca por uma educação de qualidade. São fenômenos complexos, cujo enfrentamento requer disposição e preparo para buscar caminhos não autoritários.

Enfrentar esses fenômenos exige dos profissionais da educação uma nova postura, democrática e dialógica, que entenda os alunos e as alunas não mais como sujeitos passivos ou adversários, mas sim como possíveis parceiros de uma caminhada política e humana que almeja a construção de uma sociedade mais justa, solidária e feliz.

Sendo assim, como perspectiva para interferir nestes problemas, o presente trabalho justifica-se pela necessidade de promover um bom convívio entre os alunos no ambiente escolar, favorecendo o desenvolvimento da aprendizagem, a sociabilidade e a formação social.

INTRODUÇÃO

Atualmente é visível a manifestação da violência na sociedade em geral e nas escolas, em particular. Desta forma, entende-se que essa questão é relevante na medida em que se constitui um obstáculo à prática docente.  

São diversas as manifestações de violência, caracterizadas por agressões verbais, físicas, pichações, bullying e furtos. No ambiente escolar, a violência ocorre de diferentes formas e atinge diferentes alvos. Loureiro e Queiroz (2005) abordam a questão a partir da ideia de incivilidades, caracterizada pela falta de respeito ao próximo, consequentes agressões verbais, ameaças e xingamentos.  Essa violência pode ser gerada por fatores externos ou internos ao ambiente escolar, como problemas de convivência entre os diversos atores da comunidade escolar, famílias desestruturadas, drogas e conflitos sociais.

A escola, tendo como um de seus objetivos socializar e re-socializar os indivíduos para viverem e reproduzirem boas relações, minimizando e solucionando os problemas relacionados à violência, pode promover a conscientização da comunidade escolar sobre as formas de violência e suas consequências na vida do indivíduo. Como possibilidade de melhorar o quadro de violência escolar, constatou-se a necessidade de trabalhar com a comunidade, a família, e a escola de forma sincronizada, interagindo forças, oferecendo aos alunos oportunidades de desenvolverem suas potencialidades de maneira tranquila e saudável, para o bem de todos.

Segundo Marchesi (2006) a tarefa que se espera hoje de um professor é muito mais ampla que transmitir conhecimentos, exigindo-se do professor as habilidades de dialogar com seus alunos, capacidade de estimular o interesse pela aprendizagem, incorporação das tecnologias da informação, a orientação pessoal, o desenvolvimento afetivo e moral, a atenção à diversidade e o trabalho em equipe.

Desenvolver um ambiente favorável à construção da personalidade, incluindo regras saudáveis de convivência, o respeito às diferenças e práticas da tolerância são fundamentais para se promover a educação em valores. É necessário lembrar que a educação abrange processos formativos que desenvolvem valores, em diferentes momentos de convivência social ao longo da escolaridade.

Nota-se que a escola, muitas vezes, apresenta grande dificuldade para trabalhar esses aspectos e nesse sentido, o trabalho com regras e condutas por meio de jogos podem ser grandes aliados para uma educação em valores, preventiva e formativa à medida que valores e condutas positivas são incutidas na personalidade do educando.  

Segundo Zaslavsky,

a convivência, assim, traz consigo um conflito: nela existe simultaneamente a necessidade de respeito às normas e também a necessidade de liberdade. O problema é que frequentemente, estas duas necessidades competem por satisfação; é muito difícil obter um bom nível de satisfação para elas ao mesmo tempo. (ZASLAVSKY, 2007, pág. 21).

Assim, é indiscutível a importância de um ambiente escolar que favoreça a convivência harmoniosa entre seus sujeitos, seja para a promoção da aprendizagem, o principal objetivo da escola, seja para a formação do aluno de modo geral e o bem estar de todos. A convivência democrática na escola supõe diálogo, ação cooperativa e participação ativa de toda a comunidade escolar na busca por soluções e encaminhamentos para os conflitos, e a construção de valores de ética e de cidadania.

METODOLOGIA

Este trabalho se constituiu numa pesquisa de cunho qualitativo, que de acordo com BOGDAN e BIKLEN (1982, p.13) [...] “envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada [...]”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com