TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO- A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  6/4/2015  •  Artigo  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 2

ARTIGO- A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS

O artigo tem como assunto principal a Importância da Literatura Infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental e as ferramentas, indispensáveis para o conteúdo das pesquisas foram a literatura.

O tema tem bastante influência na vida escolar cotidiana das crianças principalmente os contos infantis.

Sua importância é fundamental par o desenvolvimento d criança, cognitivo, motora, intelectual, social, adquirindo autonomia na qual a criança passa a reconhecer suas limitações, e gestos pela obra, criticidade ao saber escolher e discutir determinado tema ou situações, para distinguir o que se lê e interpretar. Desenvolve sua imaginação, para favorecer a abrangência da criatividade.

Trabalhar Literatura Infantil com as crianças, é despertar e desenvolver as emoções e pontos sentimentais para conhecer a construção de identidade de cada um.

A Literatura Infantil em sala de aula transforma a ideia de conceito e pré-conceitos que a criança tem de si mesmas.

Para trabalhar Literatura Infantil em sala de aula o professor tem que conhecer seus alunos e escolher a literatura de acordo com o público que irá ler e desenvolver os estudos.

A Literatura Infantil surgiu no século XVI na igreja e o autor que escreveu pela primeira vez para as crianças foi Charles Perrault que transformou suas obras em contos de fada como: A bela adormecida, o gato de botas e o pequeno polegar.

O mundo passou a valorizar a Literatura Infantil por volta do séc. XX quando começou a surgir o enredo de aventuras e com histórias lúdicas. À partir daí houve então explosão da riqueza significativa da Literatura Infantil.

A Literatura Infantil é muito importante pois desenvolve o emocional, social e cognitivo, quando a criança lê e ouve uma história ela cria um mundo mais belo e rico; ela traz para si o reconhecimento de seus valores e sentimentos da sociedade e no mundo em que vive.

Segundo Piaget a criança começa a conhecer sobre a realidade do mundo da fase dos 7 aos 12 anos.

Através desta importância da Literatura Infantil, na vida e desenvolvimento das crianças, como fonte de um processo de evolução, sucesso no social e profissional é que se forma grandes cidadãos conhecedores de grandes obras literárias através da leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com