TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As novas tecnologias da educação e informação no ambiente escolar.

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

                                ROSIANE MACHADO FRANCISCO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR.

[pic 3]

Vitória

2013

                               ROSIANE MACHADO FRANCISCO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação, Políticas Públicas na Educação Básica, Fundamentos da Gestão Educacional e Seminários II

Profs. Cyntia Simione, Raquel Franco, Edlaine Vagula, Vilze Vidotti e Laura Célia.

Tutora eletrônica: Michele Caroline Delefrati Barriviera

Tutor(a) de sala:

Vitória

2013

                     

 

                            O uso de novas tecnologias na mediação escolar é cada vez mais um fator preponderante para que o processo de ensino e aprendizagem seja contextualizado e contemporâneo. O presente trabalho visa apresentar qual deve ser o papel do gestor educacional frente às novas tecnologias educacionais e como contribuirá para que estes recursos sejam incorporados à prática pedagógica do professor.

                           Seu uso, em um primeiro momento, se parece com um complicador a mais, na árdua tarefa de gestão do ambiente escolar. Mas,  acaba se mostrando uma solução simplificadora na medida em que pequenas ações vão se somando e produzindo uma escola mais dinâmica, com um ensino de melhor qualidade e uma gestão menos complexa.

                          A informática está cada vez mais presente na educação. Avanços da tecnologia requerem um conhecimento maior dos meios de comunicação. O mundo da globalização exige profissionais preparados para atuarem na área da informática.
A tecnologia computacional tem mudado á prática das atividades, sendo de negócio, científica, estudantil e domestica. Contata-se atualmente, uma grande necessidade de interação dos alunos com os instrumentos de laboratórios de informática que permitem a aprendizagem, que com certeza servirão de base para um futuro promissor.
No mundo de hoje, a escola deve entrar na era digital, pois o uso do computador enfatiza a questão do conhecimento, a descoberta da internet, abre a mente do aluno para um novo mundo outrora desconhecido.

                           A informática na educação no Brasil começou a ser implantada no início da década de 80, com o projeto edecom, criado pelo MEC em Brasília, logo depois foi difundido para os demais estados. Havia uma grande preocupação quanto à qualificação dos professores. Isso requer a adaptação do professor aos métodos tecnológicos de ensino. De acordo com LEVY (1994)

                           Muitos gestores têm tanta dificuldade em lidar com essas novas tecnologias quanto o corpo docente da escola e isso lhes dão, assim como dá ao corpo docente, a falsa impressão de que a tecnologia é um complicador a mais e, por isso, quanto menos tecnologia mais simples será o processo de gestão da escola. Mas esse é um erro conceitual que a prática vem mostrando ser danoso.

                         Hoje em dia, imaginar a tecnologia envolvida com o processo de aprendizagem não significa uma impossibilidade, mas infelizmente muitos ainda não compreenderam como ela pode funcionar de uma forma a trazer qualidade ao processo de aprendizagem. Ainda preocupam-se em responder a um apelo da sociedade e não às necessidades reais do aprender.

                        Vários recursos tecnológicos são utilizados e aceitos, mas quando se fala de computador parece que todos tremem e não conseguem enxergar o que ele pode trazer de benefícios para a aprendizagem. Este recurso, o computador, com seus softwares educacionais podem, não só auxiliar, como minimizar os possíveis problemas que possam surgir em relação a aprendizagem dos alunos.

                            Escolas que abraçaram o uso das novas tecnologias e modernizaram tanto a prática pedagógica quanto os processos administrativos descobriram que é possível realizar as mesmas tarefas que antes com um esforço muito menor e, além disso, perceberam que as novas tecnologias também criam novas possibilidades que não existiriam sem elas.

                             Investir no uso das novas tecnologias não demanda a elaboração de projetos mirabolantes e nem a necessidade de recursos exorbitantes. Esse investimento pode ser gradual, com pouco ou nenhum recurso, e não precisa estar atrelado a um projeto específico da Secretaria de Educação, da Diretoria de Ensino ou de alguma instituição paralela.

                               A gestão escolar pode programar um projeto de uso das novas tecnologias a partir do levantamento dos usos atuais dessas tecnologias e de um plano de ação, ou plano de metas, que tenha como objetivos, pelo menos:

                               A inclusão digital de alunos e professores, a informatização dos dados dos alunos e dos professores e a correspondente geração de relatórios administrativos e pedagógicos. O uso da Internet e de seus recursos Web 2.0 e a implementação de meios de comunicação eficazes com alunos, professores e com a comunidade, ações que permitem implementar esse plano de ação incluem:

                            Abertura da Sala de Informática da escola ao uso dos alunos e professores, estabelecimento de parcerias estratégicas com a comunidade, disponibilização de recursos tecnológicos aos professores e aos alunos.

                           O gestor não precisa ter um grande domínio da tecnologia para programar essas ações e gerir esse plano, mas precisa ter sensibilidade para procurar na própria escola e na comunidade as pessoas que têm uma proximidade maior com essas tecnologias e delegar a elas as tarefas que requerem implementações práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com