TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue para a disciplina “Projeto Multidisciplinar III

Por:   •  9/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.343 Palavras (14 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Atividade Prática Supervisionada

(ATPS) entregue para a disciplina

“Projeto Multidisciplinar III

                                                                               sob orientação Do professora-tutor

á distância

SÃO PAULO

25 de Maio de 2015

INTRODUÇÃO:
O presente trabalho trás uma abordagem sobre a elaboração de um projeto para o Ensino Fundamental. Este desafio consiste em realizar um relatório que demonstre o planejamento e a realização de um projeto educativo de curta duração com a utilização de recursos significativos e formas alternativas de linguagem. Ao final desta atividade será possível compreender as etapas de aprendizagem e como estas nos poderãoauxiliar em sala de aula, pois os projetos educativos contemplam diversas necessidades educativas e facilita a aprendizagem. Além disso, a elaboração deste trabalho proporcionou a cada integrante do grupo, a oportunidade de conhecer a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Que tem por finalidade oferecer aos alunos a oportunidades de trabalhar em grupoe realizar tarefas comuns, exigindo que os alunos monitorem seu próprio desempenho e suas contribuições ao grupo, forçando- os a confrontar problemas inesperados e descobrir como resolvê-los, além de oferecer aos alunos tempo para se aprofundar em um determinado assunto e ensinar aos outros o que aprenderam. Portanto o projeto educativo é uma proposta de intervenção pedagógica que surge na tentativa de buscar respostas para situações problemas, permitindo aos estudantes analisarem uma problemática dentro de seu contexto real e em sua tonalidade, empenhando os alunos a confrontar problemas inesperados e descobrir como resolvê-los.

 Nesta etapa foi necessário compreender não só a estrutura de um projeto, mas, principalmente os pressupostos teóricos que envolvem esta forma de trabalho.A seguir apresentaremos as resenhas dos textos lidos ressaltando os pontos mais relevantes, estabelecendo reflexões com base nas leituras realizadas.

Texto 1: Projeto: Uma Nova Cultura de Aprendizagem

Esta primeira etapa contribuiu para que pudéssemos compreender o que é a aprendizagem por meio de projetos. Após as pesquisas e leituras chegamos ao entendimento de que projetos são práticas pedagógicas inovadoras, e exige uma interação entre aluno e professor e todos os recursos disponíveis na unidade escolar, assim estabelecendo um ambiente de aprendizagem.

De acordo com Almeida a aprendizagem por projetos ocorre por meio de interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas. Para esse autor professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos discentes desde a etapa do planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada.

Desta forma para que ocorra um avanço significativo no sistema educacional é preciso que essa reciprocidade extrapole os limites da sala de aula e envolva todos que constituem a comunidade escolar os dirigentes, funcionários administrativos, pais, alunos, professores e a comunidade na qual a unidade escolar encontra-se inserida.

Texto 2: Pedagogia de Projetos: Fundamentos e Implicações

Na atualidade, um dos temas que mais discutidos no cenário educacional é o trabalho com projetos. Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas e descobertas.

A autora Prado em seu artigo Pedagogia de Projetos: Fundamentos e Implicações deixam explícito que o professor também precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, sua cultura, história e contexto de vida, sabendo o momento que deve intervir.

Outro aspecto importante é de propiciar relações interpessoais entre alunos e dinâmicas sociais, valores e crenças. É necessário compreender que ao trabalhar com projetos as pessoas se envolvem para descobrir ou produzir algo novo, procurando respostas a questões ou problemas reais.

Com tudo na pedagogia de projetos é necessário “ter coragem de romper com as limitações do cotidiano”, permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autonomia naquilo que fez. Assim, a pedagogia de projetos é vista por seu caráter de potencializar da interdisciplinaridade.

Texto 3: Repensar as Situações de Aprendizagem: O fazer e o Compreender

Os processos de ensino-aprendizagem são muito baseados na idéia de que o discente demonstra que aprendeu se ele é capaz de aplicar com sucesso as informações adquiridas. Porém, o fato de ele ser bem-sucedido não significa necessariamente que ele tenha compreendido o que fez. No artigo Repensar as Situações de Aprendizagem: O fazer e o Compreender, do autor Valente ele ressalta que Piaget observou que há uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito. As crianças precisam ter a oportunidade de refletir sobre os resultados obtidos e de ser desafiada com situações novas, maior é a chance de ela estar atenta para os conceitos envolvidos e, assim, alcançar o nível de compreensão conceitualizada.

 A solução para uma educação que priorize a compreensão é o uso de objetos e atividades estimulantes para que o aluno possa estar envolvido com o que faz. Tais alunos e objetos devem ser ricos em oportunidades, que permitam ao estudante explorá-las e, ainda, possibilitar aberturas para o professor desafiá-lo e, com isso, incrementar a qualidade da interação com o que está sendo feito. Uma solução que tem sido bastante explorada atualmente é a educação por meio de projetos educacionais.

Texto 4: Aprendendo com Projetos

O desenvolvimento de projetos educacionais como estratégia pedagógica tem sido uma estratégia educacional que tem inovado e ajudado a resolver algumas das deficiências do ensino tradicional. Uma tentativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada com as suas situações familiares permite a integração de situações, favorecendo a diferentes visões do mundo. Uma estratégia pedagógica para ser explorada em diferentes níveis escolares, desde a Educação Infantil até a universidade.

Para Almeida o projeto realiza a construção do conhecimento, onde o aprendiz possa interagir e construir seu conhecimento, unindo o mundo da escola e da vida, desta forma o educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, para orientá-lo no projeto.

O desenvolvimento do projeto pode servir para o professor trabalhar com procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender.

Os projetos são multidisciplinares e buscam analisar os problemas sociais e existenciais e contribuir para a sua solução por meio da prática concreta dos alunos e da comunidade escolar. Sendo assim cada projeto apresenta particularidades e exija adaptações, devem ser considerados em sua construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com