TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedo de Menino e de Menina: Construção social e Discriminação

Por:   •  3/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.861 Palavras (28 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE PAULISTA

Brinquedos de Menino e de Menina: Construção social e Discriminação

ALICE CRISTINA CORDAL BUENO – C932876

MARIA CAROLINA FERREIRA MARTINS – C7759I0

ROSANA MARTINS VIEIRA DA SILVA - C9209B3

SÃO PAULO

2018

Brinquedo de Menino e de Menina: Construção social e Discriminação

FOLHA DE APROVAÇÃO

DEDICATÓRIA

Um mundo de igualdade não é feito de pessoas iguais, mas de pessoas com direitos igual para serem diferentes.

Rosana Hermann

AGRADECIMENTOS

A professora Simone Pisa, pela paciencia na orientação e incentivo que tornaram possivel a conclusao deste TCC e a Clelia Maria Da Silva pelo apoio e colaboração.

RESUMO

Este trabalho tem como propósito desmistificar o uso do gênero para separar brinquedos e brincadeiras de crianças. Fomos socialmente construídos com ideais que hoje em dia não fazem mais sentido, é só quebrando essas antigas crenças que conseguiremos evoluir como grupo. O brincar da criança, especialmente durante seus anos iniciais, é de fundamental importância para seu desenvolvimento físico, psicológico, social, cognitivo e de sua linguagem. Com ou como a criança brinca não está relacionado com sua orientação sexual, ela brinca com o que a cativa e porque tem vontade, sem enxergar as cargas que nos adultos depositamos em cada brincadeira. Este artigo é uma pesquisa bibliográfica realizada no período de julho de 2018 a outubro de 2018, através de pesquisas em artigos, livros e sites especializados. Em conclusão a pesquisa mostrou que ao repetirmos padrões preconceituosos de gênero para crianças estamos fortificando e transmitindo o nosso preconceito para esta nova geração, além disso limitamos o desenvolvimento da criança ao podar suas atividade de lazer ignorando sua vontade individual

Palavras-chave: Brinquedo, Brincadeira,Gênero, Idenntidade de Genero, Menino, Menina

SUMÁRIO

RESUMO

INTRODUÇÃO 6

CAPÍTULO I – GÊNERO, DIFERENTES, NÃO DESIGUAIS 7

CAPÍTULO II – 8 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

14

INTRODUÇÃO

Construímos, socialmente, papéis de gênero a serem seguidos, ou seja, nós como sociedade definimos questões especificas para cada sexo. Isso fica claro quando percebemos as relações desiguais entre homens e mulheres. Existe um reforço em estereótipos onde mulheres devem seguir um padrão de feminilidade e obrigações que a colocam em uma posição de dependência ao homem, enquanto o homem está sob constante reforço de ser criativo, inventivo e arteiro.

Essa relação é construída desde o começo de nossas vidas, quando crianças meninas devem usar laços e brincar apenas com coisas femininas e crianças meninos não podem chorar e devem guardar suas emoções. A educação de gênero vem para quebrar essas ideias e dar liberdade a todas as crianças para brincarem com criatividade e de forma como as for mais cativante.

Este trabalho se propõe a estudar antigas questões sobre o conceito de “brinquedo de menina" e “brinquedo de menino", “azul de menino" e “rosa de menina" preconceitos que são reproduzidos há vários séculos.

Normalmente os brinquedos designados a meninas vêm com certa carga de feminilidade e padrão esperado de uma mulher adulta: Brincar de salão de beleza, mercado, de ser mãe, etc. Os brinquedos de menino, por outro lado, estimulam a criatividade e o desenvolvimento de forma mais ampla: O menino pode ser cientista, médico, herói e até mecânico.

Os adultos limitam as brincadeiras com essas ideias e podem interferir no desenvolvimento, não serão as brincadeiras que irão definir a sexualidade e nem a identidade do indivíduo. Pensando sobre esse cenário surge no grupo o seguinte questionamento: Existe um brinquedo correto para as meninas e para os meninos?

A influência sobre como ou com o que a criança brinca por causa do seu gênero reforça a competitividade e o sexíssimo enraizado na nossa sociedade. A quebra de papéis de gênero traz liberdade a criança e luta contra esses conceitos ultrapassados de verdades absolutas.

A interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com