TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.550 Palavras (23 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 23

l[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13]

VIETZE, Gilnari Garmate. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2014.25p. Projeto de Ensino PEDAGOGIA-Centro de Ciências Exatas e Tecnologia-UNOPAR, UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. ASSAÍ, 2014.

RESUMO

A presente pesquisa tem como foco temático Educação Inclusiva no contexto das Políticas Públicas para o Ensino Fundamental. A inclusão social é caracterizada por um processo, no qual a sociedade se adapta com intuito incluir as pessoas com  necessidades especiais, preparando-as para assumir seus papéis na sociedade. O objetivo deste projeto de ensino visa compreender o processo de inclusão escolar, inseridas no espaço das escolas regulares de ensino. Notamos que a problemática das pessoas com necessidade especiais está vinculada a pensar que as mesmas precisavam ser educadas para ingressarem na vida em sociedade. No entanto, vários preconceitos e discriminações ainda permanecem na sociedade atual, pois a mesma não reconhece essas pessoas, o que dificulta e cria barreiras ao desenvolvimento dessas pessoas na vida social. Nessa perspectiva, constituem uma nova visão para a sociedade que almejamos construir, todavia há intensa necessidade de um novo paradigma para que  se estabeleçam políticas públicas e sociais. Nesse contexto, podemos embasar os principais autores que retratam a educação inclusiva  BRASIL (2008),CARVALHO (1998); MANTON (1997); PAMPLIN (2005).O estudo se justifica pelo fato  que a construção de uma sociedade inclusiva é um fator  primordial  para que se possa concretizar  o respeito e as diferenças de cada ser humano, viabilizando o desenvolvimento, inclusive a manutenção de uma  sociedade democrática, portanto, cabe os governantes pensar e agir, fazendo toda diferença.A metodologia de pesquisa adotada foi à pesquisa documental e pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: Políticas-públicas, Inclusão Escolar; Sociedade.

SUMÁRIO

[pic 14]

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................

5

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA...........................................................................

7

3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO...........

16

3.1TEMA E LINHA DE PESQUISA...................................................................

16

3.2JUSTIFICATIVA...........................................................................................

16

3.3.PROBLEMATIZAÇÃO................................................................................

17

3.4. OBJETIVOS........................................................................

18

3.5.CONTEÚDOS..............................................................................................

18

3.6.PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO......................................................

19

3.7TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO..............................................

20

3.8RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS.......................................................

20

3.9.AVALIAÇÃO................................................................................................

21

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................

22

 REFERENCIAS................................................................................................

23

1 INTRODUÇÃO

        Atualmente o mundo  globalizado passa  por diversas transformações, especialmente,   no aspecto social. A educação por sua vez é o aspecto que mais enfrenta mudanças, já que as exigências do mundo contemporâneo são mais amplas do que no passado. Neste sentido é imprescindível a necessidade dos educadores do século XXI, buscar capacitar-se para que, consequentemente, possa aperfeiçoar a sua práxis pedagógica, mediante as mudanças que ocorrem.

Desta forma, vale ressaltar que é de suma importância o acontecimento da Inclusão Escolar, bem como outras formas de interação,que em conjunto são instrumentos de pleno exercício de cidadania. Contudo, esta deve ser iniciada a conscientização quanto aos aspectos de uma ação que atende de forma eficaz e isso condiz a planejar ou projetar para a diversidade, bem como em buscar a universalidade. Nessa perspectiva, devido à peculiaridade de conhecimento formal, a missão com educando não pode limitar-se em apenas em transmitir conhecimento, mas principalmente em incluir formas de apropriação de conhecimentos interligada com as soluções especificas para cada caso. 

Notamos que a problemática das pessoas com necessidade especiais está vinculada a pensar que as mesmas precisavam ser educadas para ingressarem na vida em sociedade, porém é de suma importância ofertar condições e oportunidades de assumir responsabilidades, sendo inclusas no âmbito escolar e exercer direitos iguais, aos demais membros da sociedade. No entanto, vários preconceitos e discriminações ainda permanecem na sociedade atual, pois a mesma não reconhece essas pessoas, o que dificulta e cria barreiras ao desenvolvimento dessas pessoas na vida social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (270.7 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com