TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE PLUS

PÓS-GRADUAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

                 DISCIPLINA: A infância na escola

                 ALUNA: Armênia Bezerra Lima

                 PROFESSOR (a): Euzimar Nunes

Fortaleza/CE

2020

ATIVIDADE 1

        Tenho boas lembranças da minha infância e do tempo de escola. Meus irmãos e eu estudávamos na mesma escola e íamos juntos caminhando para a escola que ficava no nosso bairro. Às vezes minha mãe levava nosso lanche na hora do recreio e confesso que ficava com vergonha dos colegas. Guardo boas lembranças dos colegas de sala e que ainda hoje revejo alguns. Essa escola onde estudei do 1° ano aos 7° ano, promoveu um encontro de ex-alunos, foi muito emocionante rever a turma, isso aconteceu há três anos. Gostava muito dos professores e como influenciaram na minha vida e na escolha dessa profissão linda que é a docência. As aulas de artes na sexta-feira me encantavam. Quando chegava o período das datas comemorativas era maravilhoso porque eu me preparava e ficava ansiosa para participar das comemorações da escola. como: carnaval, páscoa, dias das mães, das crianças e o que mais gostava era marchar no dia 7 de setembro era incrível.

       Aos finais de semana visitávamos a casa dos meus avós e eles foram muito importantes para mim. Meu avô comprava bombom e trazia para nós, toda vez que visitávamos sua casa ele fazia isso nunca esqueci. Minha avó contava historias da sua juventude e do tempo que vivia com sua família no interior. Quando faleceram fiquei muito triste e ainda hoje tenho boas lembranças e sinto muita falta deles.

        Como é maravilhoso lembrar sobre nossa infância e o tempo de escola. Os bons momentos ficam registrados em nossa memória e a importância que esses fatos têm e influenciaram de alguma forma em nossas vidas. Agradeço muito a Deus por tudo que vivi e tenho vivido ainda nessa Vida. Momentos bons ou ruins foram momentos para crescimento e aprendizado pessoal.

ATIVIDADE 2

        A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a educação infantil. Como: etapa essencial e tem como proposta 6 direitos de aprendizagem para bebês e crianças de 0 a 5 anos. Que foram elaborados a partir de valores éticos, políticos e estéticos representando os direitos de todas as crianças que fazem parte da educação.

       Como professores devemos sempre ter em mente esse documento, para garantir que as experiências propostas estejam de acordo com os aspectos fundamentais propostos no processo de aprendizagem da criança. O documento ressalta que ele é fundamental para a construção da identidade e da subjetividade dos pequenos. Devemos criar condições para a formulação de perguntas. As crianças precisam pensar sobre o mundo ao seu redor, pensar, questionar, observar, criar hipóteses e narrativas. São eles:

Conviver- (re) conhecimento de si mesmo e do outro...

Brincar- É preciso valorizar a participação e a contribuições das crianças nas brincadeiras...

Participar: As crianças precisam participar ativamente do planejamento da gestão da escola e das atividades do cotidiano...

Explorar: A arte, a escrita, a ciência tecnologia como modalidades de cultura...

Expressar: Por meio de diferentes linguagens, a criança deve expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas...

Conhecer-se: A criança construirá sua própria identidade. Englobando os campos pessoal, social e cultural...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com