TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  24/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.276 Palavras (18 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

                                 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ALINE ROBERTA BUCH: 170131627

FAZENDA RIO GRANDE – PARANÁ

2018

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado na Gestão Educacional, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof. (a). Rodolfo Molkenthin Cruz

ALINE ROBERTA BUCH 170131627

FAZENDA RIO GRANDE-PARANÁ

2018

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        15

2        DESENVOLVIMENTO        16

2.1        CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        17

2.2        INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA        19

2.3        OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA        20

2.4        PARTICIPAÇÃO EM CONSELHO DE CLASSE E/OU REUNIÃO DE PROFESSORES        20

2.5        DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA        21

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

REFERÊNCIAS        25

ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo        26

  1. INTRODUÇÃO

                   O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado na Escola Municipal Antonio Baldan, instituição essa que atende alunos de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil (4 e 5 anos). A atividade central realizada foi a observação, elaboração e aplicação de planos de aula, para uma determinada turma de alunos do 2°ano ( entre 6 e 7 anos).

                   O objetivo do Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é unir a teoria com a prática, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes diante da profissão docente, visando o contato com a instituição de ensino e a formação teórica proporcionada pelo curso.

                  Entende-se Anos Iniciais do Ensino Fundamental , como uma das estapas da Educação Básica, considerando sua importância,  segundo o Art.32 da LDB n°9394/96 ela proporciona a crianças de 6 a 10 anos de idade:

                                                         I- um desenvolvimento  da capacidade de aprender, tendo meios básicos e pleno da leitura. Da escrita e do cálculo.

                  Para a realização deste trabalho foram feitas observações na escola e em uma turma de alunos entre 6 e 7 anos de idade, intitulada como 2°ano A. Também foram planejados e aplicados 5 planos de aula na mesma turma, com o tema dentro da disciplina de Matemática, sendo adição e subtração com reagrupamentos de ordens, visando proporcionar o lúdico e a criatividade para atrair e interagir os alunos. Durante o estágio, também se teve a oportunidade de participar do conselho de classe, onde se observou o empenho e estratégias para um desenvolvimento pleno nas atividades escolares.

                 O texto desse relatório está subdividido da seguinte forma: Introdução, que apresenta a de forma geral o conteúdo do trabalho. O desenvolvimento, que apresenta a caracterização da instituição, a observação frente aos processos de inclusão, observação participante da turma e a descrição da docência. Uma consideração final, visando o desempenho e atuação no Estágio Supervisionado, fazendo uma reflexão sobre os objetivos e a atividade de docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, as referências onde são citadas as fontes para a elaboração deste trabalho.

  1. DESENVOLVIMENTO

Neste item do relatório serão apresentados os relatos de todas as etapas cumpridas no Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, articulando-se a descrição de observações e das ações realizadas com o referencial teórico pertinente a cada situação formada.

             Inicialmente foi feito a caracterização da instituição, onde se percebe um ambiente receptivo e a disposição para ajudar e esclarecer qualquer dúvida que fosse surgir. Durante o conhecimento da instituição, pode-se presenciar o acolhimento com todas as pessoas e docentes diante das situações diárias, onde o diálogo acontece para resolver os problemas e desafios de um ambiente escolar.

            No momento da observação das turmas, é visível o processo de inclusão de crianças com necessidades especiais, a instituição está sempre a disposição para procurar informações e meios para auxiliar a todos no processo de inclusão. Visto que, Leis como a Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96, preveem as Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica, afirmando “o direito à igualdade de oportunidades, onde sejam respeitadas sua diversidade humana e a multiplicidade de interesses e necessidades” (CARVALHO, 2004, p. 157). Essa forma de pensar a escola inclusiva visa a democracia e a defesa da autonomia e autoestima dos alunos.

            Observou-se que a maioria dos alunos já são alunos da instituição de outros anos, contribuindo assim para um  melhor desenvolvimento no processo de aprendizagem. Usa-se muito o lúdico, para que os objetivos sejam alcançados nessa fase.

            Ao realizar as aplicações dos planos de aula, cria-se outra visão do processo de docência, você se torna o “instrumento” de conhecimento dos alunos, as crianças nesse momento esperam com muita expectativa o que você tem para ensinar. O desafio vem quando se observa o entendimento dos alunos diante das atividades proposta e vê que a forma que foi explanada o conteúdo, não atinge todos os alunos de forma igualitária, nesse momento deve-se ser feitas alterações e novas explicações de forma diferenciada para que se alcance o objetivo da aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (244.5 Kb)   docx (750 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com