TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Relatorio de Estágio

Por:   •  3/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.144 Palavras (33 Páginas)  •  1.147 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

_________________________________________________

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

THAÍS ARAUJO DE LIMA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Santa Terezinha de Goiás

2017

[pic 3]

THAÍS ARAUJO DE LIMA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – I – Educação Infantil ,5º Semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Silvana de Cássia Bozolan

Tutor de sala: Lorena Borges da Rosa Bailona

Santa Terezinha de Goiás

2017[pic 4]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        06

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        06

3.2 A Rotina.................        08

  1. 4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                11

4.2 Dados Gerais do Projeto        12

4.3 Referencial Teórico        15

4.4 Planos de Aula da Intervenção        16

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        25

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        26

REFERÊNCIAS        27

ANEXOS......................................................................................................................28

[pic 5]

1 INTRODUÇÃO

O trabalho de Estágio Supervisionado na Educação Infantil , foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral Ursulino Tavares Leão nos anos iniciciais de 0 à 5 anos e tem como foco complementar a teoria pedagógica através da prática vivenciada no Estágio, preparando o acadêmico para o trabalho produtivo.

O estágio é um processo de aprendizagem  indispensável na vida do acadêmico,que têm o desejo em conhecer o universo da educação , esta fase proporciona diversas experiências e sensações ao futuro professor, pois, faz a junção da prática e teoria,este período  é de suma importância para a carreira do profissional da educação.

É nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, além de concretizar pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes. 

A educação é responsável pela transformação e desenvolvimento social, por isso a necessidade e importância do futuro professor ter consciência de estar abraçando algo que vai exigir dele uma entrega de corpo e alma, pois, seu trabalho envolve pessoas, e nesse sentido o profissional deve estar sempre preparado para diversas situações. E neste contexto, o professor necessita ter sede de ensinar e esta realidade se efetivará se o aluno buscar um comprometimento com sua prática.



2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

  1.     O Estágio Curricular Obrigatório na Educação Infantil, foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral Ursulino Tavares Leão. A instiução é pública , fica localizada na Rua A Qd: 14 A Lt: 30 setor Morada do Sol em Crixás Goiás. A diretora da Escola se chama Adriana Gonçalves Pereira Venancio  ,  na escola tem  coordenadora e secretária.

3. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO

  1. O estágio curricular obrigatório na Educação Infantil dos Anos Iniciais, foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral Ursulino Tavares Leão, onde atende a Educação Infantil, fica localizado na Rua A Qd: 14 A Lt: 30 Setor Morada do Sol, é um bairro tranquilo e de fácil acesso. A diretora é Adriana Goncalves Pereira Venancio   e a professora supervisora de campo é .Lorena Borges da Rosa Bailona.
  2. A Escola tem como objetivos gerais em seu Projeto Político Pedagógico, valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social, proporciona uma educação de qualidade através de um trabalho de parceria com os  pais, alunos e profissionais da educação num processo cooperativo de formação de individuos plenos e capazes de construir a sua própria identidade e cidadania, conhecendo a si ´´próprio`` como um  ser único, mas também como cidadão capaz de mudar o mundo .
  3.  A proposta educativa da Escola, com as ações pedagógicas nela envolvida, precisa priorizar as necessidades dos bebês e crianças, considerando os princípios fundamentais para a garantia de um ambiente suficientemente bom, entre eles a previsibilidade, a regularidade e a confiança. Esses princípios, presentes em todas as ações da Escola, favorecem aos pequenos o sentimento de segurança, necessário à sua sobrevivência e ao amadurecimento saudável. 
  4. Posiciornar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, respeitando a opinião e o conhecimento produzido pelo outro, ultilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas. Posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crianças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
  5. A Escola Ultiliza as diferentes linguagens- verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal- como meio para expressar e comunicar suas idias; interpretar e usufruir das produções de cultura.
  6. A Escola Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral Ursulino Tavares Leão é composto de : 09 salas de aula, 02 banheiros( 01 feminino/ 01 masculino) adaptados para as crianças da Educação infantil e alunos com nessecidades especiais, 01 diretoria, 01 coordenação, 01 secretaria, 01 Biblioteca, 01 cantina, 01 lactário : pula-pula, e escorregador, balanços, roda roda, gangorras e campinho de futebol etc.
  7. O horário de funcionamento da Escola é no período matutino das 07:00 horas as 16:00 horas, período Integral.
  8.  O Estágio Curricular Obrigatório dos Anos Iniciais, foi realizado no Jardim I, com a supervisora Lorena Borges da Rosa , no período de 21 de agosto a 06 de setembro.
  9. 4.diário referente ao período de observação

A Escola Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral Ursulino Tavares Leão tem uma rotina muito bem estabelecida e respeitada pelas crianças. As crianças ao chegar na sala de aula, são recebidos pela professora e monitora. Onde são guardado seus materiais, vão pro café da manhã em seguida toma banho trocam de roupas e é colocados os uniformes em cada um, ai é hora de atividade pedagógicas o almoço é as 10:00h e em seguida higienização, hora do descanso (soninho das 11:00 às 13:00) sobremesa as 13:30, depois brincadeiras dirigidas, em seguida o lanche as 14:45, logo após trocam o uniforme e estão prontos para ir embora, as  professores estão sempre levando algo de diferente e interessante para dentro da sala de aula, para que os alunos tenham vontade de estar sempre na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)   pdf (280.2 Kb)   docx (100.1 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com