TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Por:   •  12/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.090 Palavras (17 Páginas)  •  15 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADES INTEGRADAS DE CRUZEIRO - FIC

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

FRANCISCO AUGUSTO DA SILVA

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

GOIANINHA-RN

2016

FRANCISCO AUGUSTO DA SILVA

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdades Integradas de Cruzeiro - FIC, na disciplina  Orientação de TCC, como requisito final para encerramento e obtenção de diploma.

Orientador: Prof° Esp. Josenildo Barreto

GOIANINHA-RN

2016

FOLHA DE APROVAÇÃO

AGRADECIMENTOS

Agradeço ao meu Deus e meu Pai celestial em nome do Senhor Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador, pois sempre é fiel para me abençoar com toda sorte de bênçãos espirituais e materiais. “Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores”. (BÍBLIA SAGRADA, Sl 138.1). Pessoalmente acredito na palavra santa de Deus que está escrita na Bíblia para nossa regra de fé e prática. Ela é o conhecimento que deve ser seguido acima de qualquer outro que possamos adquirir.

Aos meus pais, muito obrigado pela geração, amor e cuidado. Ensinaram-me que na vida devemos lutar pelas conquistas que almejamos e com educação sempre é possível chegar onde pretendemos. Nunca desistiram dos meus sonhos e sempre estiveram prontos a me ajudar, mesmo quando não tinha recursos financeiros para gastos básicos e extras. As correções que me deram e que, as vezes foram incompreendidas por mim, hoje entendo que me livraram do erro e de ter perdas trágicas. Despertei valores morais e éticos pessoais e sociais porque meus pais nunca permitiram desqualificar ninguém por causa das diferenças que temos. Portanto, aos meus pais, que ainda tenho vivos, graças a Deus, sempre ao meu lado e que, permanecem participando das minhas lutas e conquistas, de modo que eternamente sou grato, por estas e outras incontáveis razões que fazem em meu benefício.

Do meu casamento, tenho ao meu lado uma maravilhosa esposa que me esforça e me anima à jamais desistir de estudar, a quem agradeço por estar sempre do meu lado. Ela é  minha Diva  ( este é o seu nome ). É meu amor que cuida de mim e me ajuda em todos os aspectos da minha vida. Obrigado amor. Agradeço-te por tudo que você faz por mim.

Sou grato pela minha filha Rute que me faz cantar e viver. Encoraja-me nas horas difíceis para ir mais além à educação. Ela é a minha inspiração na pesquisa daquilo que ainda preciso conhecer ou aperfeiçoar. Faz-me entender que é questionando a razão sobre a existência das coisas que encontramos o caminho da pesquisa buscando as respostas que queremos.

Expresso minha gratidão aos amigos e amigas que conheci e conquistei durante o curso. Ao lado deles sempre aprendi mais. Especialmente a minha irmã em Cristo e amiga, Sibele Patrícia, que juntos não desanimamos quando ocorreram as transferências de faculdades, mas buscamos resolver as questões burocráticas que fosse melhor para todos aqueles que iriam continuar o curso.

Agradeço  de coração aos meus professores, coordenadores e em especial a Josenildo Barreto, meu professor e orientador nos estágios II e III, importantes na prática da profissão, e essencialmente, meu orientador neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Enfim, ao diretor regional da: Faculdades Integradas de Cruzeiro – FIC - Sr.   Agostinho Soares, pela parceria e esforço em fazer o melhor pela turma, principalmente no reestabelecimento do polo acadêmico em Goianinha.

        

Dedico este trabalho a Diva Cavalcante, minha maravilhosa esposa que tanto amo; e a Rute Cavalcante, minha querida filha.

“A linguagem é um fio profundamente tecido na trama do pensamento”

(Hjelmslev)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        9

1 SÍNTESE  HISTÓRICA  SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA        9

2 OS DESAFIOS DE ALFABETIZAR LETRANDO        11

3  PROFESSOR E ALUNO: RECIPROCIDADE NO PROCESSO DE                                  ALFABETIZAÇÃO        13

4 LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO        14

4.1 TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ALFABETIZAÇÃO        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

RESUMO

Observa-se a importância de desenvolver a competência de ler e escrever no processo de alfabetização e conhecer as condições de proporcionar este desenvolvimento, considerando a formação integral da criança e compreendendo  os desafios do professor em alfabetizar nas séries iniciais.  Na primeira parte deste artigo se discorre de maneira sintética sobre a relevância do ensino da Língua materna, tanto em qualificar o ensino na disciplina da Língua Portuguesa, quanto em saber a importância de sua aprendizagem como meio de viabilizar o conhecimento de outras áreas. Aborda um pouco da história da disciplina de Língua Portuguesa e descreve sobre a qualidade do ensino para o desenvolvimento da leitura e da escrita. No desenvolvimento se discute  sobre  letramento, a prática da leitura e escrita no contexto social, e  o processo de  alfabetização, entre técnicas e metodologias para um aprendizado mais significativo da língua oral e escrita. Apropria-se das teorias de alguns autores da educação que abordam mais claramente sobre o assunto, principalmente nas teses de Magda Soares, subsidiando criticamente a pesquisa bibliográfica. Na finalização se ressalta o trabalho com gêneros textuais na sala de aula, como fazer e sua necessidade de fazê-lo com objetivos relacionados à aquisição proficiente das práticas de leitura e escrita por parte do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (177 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com