TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS VISANDO A APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Obra:

FARIAS. Maria Eloisa. SCHEIN. Zenar Pedro. O ensino de ciências e matemática nos anos iniciais visando á aprendizagem significativa. Disponível em http://seer.faccat.br/index.php/coloquio/article/view/22/pdf_22. Acesso em 02 de out. de 2015.

Apresentação da obra:

Formar professores, pesquisadores, com conhecimentos teóricos e práticos, sobre o ensino da matemática e das ciências, é algo que deve ser discutido e melhorado de modo que possam contribuir para a melhoria do ensino por meio do aprofundamento obtido na graduação, da reflexão pedagógica e da iniciação a pesquisa. Compartilhando assim de uma aprendizagem significativa. Tendo em vista isso a obra de Scheinar e Farias retrata pesquisa quali-quantitativa que tenta trazer uma visão para os professores unidocentes, que tem como desafio a cada dia tornar sua aula de ciências e matemáticas, atrativa, dinâmica e significativa.

Descrição da estrutura:

A pesquisa de Scheinar e Farias, foi dividia em alguns tópicos, tendo como intuito facilitar a leitura e destrinchar a pesquisa de forma mais clara e objetiva. No primeiro momento as autoras discutiram ensino da ciência e da matemática nos anos inicias, tendo em vista a realidade da educação brasileira atual em relação ao professor como um todo. Observa-se que ainda nesse momento se discuti um pouco a forma de compartilhar o conhecimento aos anos inicias no que diz respeito a ciências e matemática, até onde os mesmos são vistos e aprendidos de forma significativa. No segundo tópico, Farias e Scheinar, trazem uma abordagem sobre a aprendizagem significativa no ensino fundamental, dando ênfase de que o docente deve trabalhar nesses momentos inicias da criança com um estudo mais pratico, ou seja, conciliando o teórico com uma pratica vivida. Após toda essa discussão, as autoras fecham seus últimos tópicos com o ponto experimental da pesquisa, comparam a parte mais pratica, com a metodologia utilizada e as analises dos dados.

Descrição do conteúdo:

As autoras trazem uma pesquisa quali-quantativa, onde é mostrado à importância de um trabalho significativo no ensino inicias, visando à importância do trabalho do professor, responsáveis pela formação inicial das crianças, tendo em vista que os mesmos devem tratar o ensino da ciência e da matemática, com suma importância, e não apenas como mais uma disciplina. Farias e Scheiner também refletem sobre a formação do professor, principalmente o unidocente, de que forma os mesmos estão sendo instruídos para que tenham um aprendizado e compartilhamento do mesmo significativo.

Analise de conteúdo:

O artigo analisado é de suma importância para a contribuição da formação pedagógica. Pois o mesmo não só discuti a importância do ensino da ciência e da matemática, assim como a formação do professor. Tendo em vista a função do mesmo hoje como unidocente, e de que toda a aprendizagem em especifico a inicial deve acontecer de forma significativa. É interessante observar a partir dessa analise que a formação da criança tem sua importância desde o inicio, e que a aprendizagem da mesma deve esta focada em algo, mas significativo e pratico. Observando assim que aprendizagem significativa é aquela que o teórico e o pratico andam de mãos dadas.

Recomendação da obra:

O artigo é indicado para pedagogos, professores unidocentes, e estudantes da educação, que tem como objetivo uma melhor formação e idéias para um melhor trabalho.  O mesmo também é indicado para pesquisadores que discutem e estudam sobre a aprendizagem significativa em qualquer área acadêmica.

Identificação do autor:

Maria Eloisa Farias, é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), especialista em Programas de Saúde pela UFRGS (1980), Saúde Pública pela UFRGS (1982), e Metodologia do Ensino Superior pela UFRGS (1983) tem doutorado em Educação - Universidade Pontifícia de Salamanca (1998). Zenar Pedro Schein possui Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRA (2014), Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), Graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996) e Graduação em Licenciatura Curta em Ciências e Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com