TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO GESTOR DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Por:   •  23/3/2020  •  Seminário  •  3.562 Palavras (15 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 15

O PAPEL DO GESTOR DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Daiana Derli Lopes

Denise Barbosa Mendes

Fabiana Edite Ferreira

Mariane Furtado

Tatiana Lucia Machado Jorge

Profe. Maria José Lozano

Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Pedagogia (PED1405) – Seminário Interdisciplinar VIII

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel do gestor da instituição de ensino, buscando conhecer suas funções e importância para a comunidade acadêmica e externa, bem como suas ações, responsabilidades e formação nos dias atuais. Esta pesquisa apresenta um levantamento bibliográfico para embasar as reflexões necessárias e alcançar com êxito os objetivos propostos. A gestão escolar é o compartilhamento de ideias, participação de todos no processo de organização e funcionamento da escola, onde o gestor responsável maior pelo norteamento do modo de ser e de fazer da escola e seus resultados, tem o papel de buscar o equilíbrio entre os aspectos pedagógicos e administrativos, liderando uma gestão democrática e participativa, mostrando-se positivo e confiante no desenvolvimento dos trabalhos, atuando como mediador e contribuindo na valorização e motivação dos profissionais e toda comunidade, para que a escola atinja um processo de ensino e aprendizagem de sucesso.

Palavras Chave: Gestão escolar. Gestor escolar. Instituição de ensino.

1. INTRODUÇÃO

          O presente estudo destaca-se pela temática: o papel do gestor da instituição de ensino. O gestor educacional é o principal articulador na construção de um ambiente de diálogo e de participação propício para melhor desenvolvimento do trabalho dos profissionais e, consequentemente, para o sucesso do processo educativo-pedagógico.

          O dinamismo das mudanças, a sofisticação da tecnologia e a velocidade da comunicação em termos globais exigem de qualquer gestor um perfil aberto a novas ideias e de valorização aos saberes de cada membro da equipe para contar com a participação de todos e construir uma gestão emancipatória, fundamental na formação de jovens cidadãos.

          A problematização que norteou esta pesquisa, pauta-se sobre o papel do gestor na instituição escolar, visto que as escolas necessitam de gestores capacitados em promover a integração entre todos os membros da escola e com a comunidade. Segundo Freire (2000, p.67) a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Neste contexto, justifica-se esta temática pela necessidade do gestor escolar, contribuir, orientar e desenvolver ações para execução de projetos pedagógicos sendo necessária a formação continuada para integrar ambientes internos e externos que envolvem a escola, garantir a formação geral, as habilidades para inserção no mercado de trabalho, e o desenvolvimento pleno da cidadania.

         Sendo assim, este estudo tem o objetivo de analisar o papel do gestor escolar na instituição de ensino, bem como refletir seu perfil da educação como profissional escolar.  

          Inicialmente esta pesquisa traz um breve conceito sobre gestão escolar, e de que forma é constituída.

          No capítulo 2.1 as autoras trazem o objetivo deste trabalho em destaque, apresentando o papel do gestor da instituição de ensino.

          Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que a partir de periódicos, foi possível perceber o quão importante é o papel do gestor na instituição de ensino, visto que, é o agente responsável pelo crescimento e desenvolvimento de uma instituição.

Complementando este estudo, autores importantes como Luck e Cury trouxeram importantes contribuições bibliográficas significativas para um embasamento teórico ao tema escolhido e apresentado pelas autoras.

2. CONCEITUANDO GESTÃO ESCOLAR

          Originário do latim gestione, o conceito de gestão refere-se à ação e ao efeito de gerir ou de administrar. Muitas concepções foram dadas para o tema no decorrer dos anos.

            Andrade (2001), no Dicionário de sinônimos da língua portuguesa, alerta que, embora a palavra portuguesa gestão, em seu sentido original, expresse a ação de dirigir, de administrar e de gerir a vida, os destinos, as capacidades das pessoas, uma parcela da sociedade compreende gestão como funções burocráticas, destituídas de uma visão humanística, e como uma ação voltada à orientação do planejamento, da distribuição de bens e da produção desses bens.

         Inicia-se, a partir daqui, o estudo específico do conceito de gestão escolar. Será utilizado o termo gestão escolar em detrimento de administração escolar, partindo-se da compreensão de que são termos distintos, ao se tratar de educação. Para Santos Filho (1998), gestão escolar é o compartilhamento de ideias, participação de todos no processo de organização e funcionamento da escola. A gestão escolar também é engendrada como um sistema que agrega pessoas, “considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sócio-político, nas formas democráticas de tomada de decisões” (LIBÂNEO, 2007, p. 324). 

          Considerando as origens terminológicas das palavras, a palavra gestão ganha um significado que enriquece o termo gestão escolar e confirma o que está descrito acima. Para Cury (2002, p.165), gestão "(...) é a geração de um novo modo de administrar uma realidade e é, em si mesma, democrática já que traduz pela comunicação, pelo desenvolvimento coletivo e pelo diálogo".         

Luck (2009) destaca que:

[...] gestão escolar relaciona-se a uma atuação que foca em promover a organização, mobilização e articulação das condições essenciais para garantir o avanço do processo socioeducacional das instituições de ensino e possibilitar que elas promovam o aprendizado dos estudantes de forma efetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (222.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com