TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Pedagógico

Por:   •  6/11/2019  •  Monografia  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

Universidade Estácio de Sá.

Curso de Pedagogia/Licenciatura em  História.

Disciplina: Didática

Professor: José Urbano Brochado Júnior

Título da Atividade Estruturada: Planejamento Educacional para aprendizagem significativa.

Aluno: Sinval Santos de Souza

Data: 06/11/2019 

Introdução:

Quando nos remetemos aos assuntos inerentes a planejamento pedagógico, nos vem em mente inúmeras vertentes que poderíamos ficar horas e horas em uma conversa sobre tal assunto. Nesta atividade, irei mostrar o que é pra que serve e como é de suma importância um planejamento Educacional bem elaborado.

Parte 1. O que vem a ser planejamento pedagógico?

É de fundamental importância para os objetivos da escola, que ela tenha um bom planejamento pedagógico.  De uma forma conjunta professores, Coordenadores e diretores precisam elaborar de uma maneira bem cuidadosa os objetivos e metas para a escola durante todo o ano letivo e assim tomar as medidas para que esse objetivo seja alcançado.

Esse planejamento organiza todas as atividades e conteúdos que vão ser trabalhados na escola ao longo do ano letivo. Nele estarão todas as intenções da escola e os objetivos de cada professor para cada turma.

É sempre muito importante contar com os imprevistos, sendo assim é de muita utilidade a antecipação de situações e atividades. Contribuindo assim para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e evitando surpresas ao longo do ano letivo.

O planejamento pedagógico ajuda e muito a instituição a conhecer suas realidades e necessidades, estabelece metas e objetivos e ajuda no direcionamento de recursos materiais e financeiros. Contribui também  no gerenciamento de pessoas e tempo.

Definições de turmas, distribuição de conteúdos pela grade de horários e elaboração do calendário escolar, são questões burocráticas que também fazem parte de um bom planejamento pedagógico.  Esses são fatores que são de fundamental importância para entender como a escola pode cumprir sua missão frente aos seus obstáculos particulares.

É sempre importante dois aspectos da realidade escolar:

  • Realidade Interna: Ligada diretamente ao número de docentes e a infraestrutura da instituição. Também diz respeito às dificuldades enfrentadas pela gestão e os objetivos pedagógicos dos mesmos.
  • Realidade externa: parte relacionada com o relacionamento da escola com a família dos estudantes e com a comunidade na qual está inserida. Também está ligada ao cumprimento de exigências do governo e do mercado.

Parte 2. O que seria um bom planejamento pedagógico?

Mediante a realidade da instituição o corpo docente se reúne com o intuito de analisar a realidade da escola e assim elabora um plano de ação sobre o que pode ser feito.

Alguns fatores não podem faltar para que o planejamento pedagógico seja considerado bom:

  • Regras no uso dos espaços da escola (Pátio, Biblioteca, quadras esportivas, etc.)
  • Calendário geral da escola
  • Projetos interdisciplinares
  • Reuniões de pais e professores
  • Avaliações
  • Formação continuada

Um planejamento para ser bom precisa dizer de forma clara quais são os propósitos da escola em relação à formação integral do aluno. Assim os docentes poderão sistematizar suas aulas mediante os objetivos a serem atingidos por aquela instituição.

Parte 3. Qual a importância do planejamento pedagógico?

        É muito importante reconhecer a importância de se construir um planejamento organizado, que tenha uma intenção pedagógica que esteja de acordo com o projeto politico pedagógico (PPP). Esse planejamento irá atrair clareza para os educadores e pais sobre a intenção pedagógica da escola.

        O planejamento também ajuda na organização de disciplinas, datas comemorativas, reuniões e formação continuada, pois detalha passo a passo as atividades e ações que devem ser tomadas pela instituição.

        Alguns elementos solidificam a importância do Planejamento pedagógico.

  • Auxilia os professores.

Tanto na condução das aulas, tornando-as mais eficientes e dinâmicas, quanto na troca de experiências entre professores e coordenadores pedagógicos.

Ajuda na resolução de problemas e permite que seja mais organizado o dia a dia escolar.

        

  • Transforma conceitos em realidade

Por meio da organização oferecida pelo planejamento pedagógico, é possível que o educador consiga direcionar seu trabalho para um caminho em que possa concretizar sua prática docente no cotidiano escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com