TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL TENDO COMO SUBSIDIO OS PARAMETROS CURRICULARES.

Por:   •  4/12/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.248 Palavras (17 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 17

O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL TENDO COMO SUBSIDIO OS PARAMETROS CURRICULARES.

Elizia Coronetti Chaves

Lais Petry

Marina Triques Bordin

Simara Fátima Bussacro Balan

Professor – Tutor Externo: Silvana Lazzarini Bulla

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - KROTON.

Pedagogia (PED1112) – Disciplina: Seminário Interdisciplinar VI

09/12/2016

  1. RESUMO                                                   

  A educação é um direito de todos e é dever do Estado oferecer gratuitamente e com qualidade, a qualquer criança. Cabe aos Municípios a atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; aos Estados, no Ensino fundamental e Médio e a união, no Ensino Superior. De acordo com a Lei brasileira a Educação Infantil é direito da criança, desde o nascimento, dever do Estado, ofertada pelos sistemas de ensino, com a colaboração, e competência dos Municípios, implementá-la em creches, pré-escolas ou em escolas, conforme a necessidade de cada município, e estes devem ser ofertadas com qualidade de ensino, gestores e professores preparados, com bom nível de experiência e dedicação, sendo as instituições adequadas para a necessidade de cada criança. Nota-se que o Governo vem investindo mais na Educação infantil e isso reflete positivamente em anos seguintes, pois desenvolvem desde cedo instinto afetivo, cognitivo, social e cultural de cada criança em especial. Não pode haver preconceito e nem desfavorecimento por parte dos profissionais, pois cada criança tem suas características individuais, seja física ou psicológica, vindas de diferentes realidades sociais, cabe aos profissionais integrá-las e recebe-las com carinho, afeto, atenção repassando tudo que sabem da melhor maneira possível.

Palavras-chave: Educação infantil. Criança. Direitos.

1 INTRODUÇÃO.

Este trabalho pesquisa e analisa como é o trabalho na educação infantil tendo como subsídios os parâmetros curriculares, e através deles como se pode realizar um trabalho educativo de qualidade com diferentes métodos e maneiras de aplicá-lo para obter um melhor desenvolvimento criativo em cada criança. Buscar através desta pesquisa quais são as melhores alternativas para uma educação de qualidade e ao mesmo tempo prazerosa, buscando a participação e interação de aluno e professor, para ao final chegar a um resultado satisfatório e com os objetivos alcançados.

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, daí a importância de se construir uma estrutura pedagógica para beneficiar a criança futuramente buscando seu desenvolvimento integral, com profissionais preparados para transmitir o conhecimento, independentemente do que possa encontrar em sala de aula.

Acredita-se que o aumento das creches também se dá pela necessidade das mães entrarem no mercado de trabalho e a necessidade de ajudar o marido no sustento da família faz com que procurem pelas creches e escolas para deixarem seus filhos, e por isso é necessário que os professores os acolham com carinho e afeto para poder preencher um pouco a falta que sentem dos pais, e que os pais também se sintam tranquilos e confiantes por saber que seus filhos estão com profissionais qualificados, que ao mesmo tempo em que cuidam também ensinam, criando um vínculo pedagógico, mas também de carinho e dedicação.

2 O QUE SÃO OS PARAMETROS CURRICULARES E QUAL SUA FUNÇÃO.

No Brasil os Parâmetros Curriculares Nacionais são diretrizes elaboradas pelo Governo Federal que surgiu a partir de 1995, mais conhecido como PCNs, é um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental de todo o pais. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, dar apoio a técnicos e professores brasileiros, principalmente aos que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. Esses parâmetros foram elaborados a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente, norteando as atividades realizadas na sala de aula.

Os PCNs Nacionais podem funcionar como elemento catalisador de ações na busca da qualidade da educação brasileira, em sua abordagem, os parâmetros curriculares nacionais definem que os currículos e conteúdos não podem ser trabalhados apenas como transmissão de conhecimentos, mas que as práticas docentes devem encaminhar os alunos rumo à aprendizagem.

Cada instituição deve montar o seu Projeto Político Pedagógico, sua proposta pedagógica, adaptando esses conteúdos à realidade social da localidade onde está inserida.

Este documento é uma orientação quanto ao dia-a-dia escolar, os principais conteúdos que devem ser trabalhados, a fim de orientar os educadores, para que suas práticas pedagógicas sejam da melhor qualidade e definem que os currículos e conteúdos não podem ser trabalhados apenas como transmissão de conhecimentos, mas que as práticas docentes devem encaminhar os alunos à aprendizagem.

A montagem do plano da prática docente deve ser feita através de reuniões com todo o grupo da escola ligado à rotina da instituição e de sala de aula. Cabe a cada instituição se organizar nesse sentido, pois a escola que não promove momentos de reflexão da prática causa uma relação duvidosa entre alunos e conteúdos a serem ministrados.

Muitas vezes os professores não conhecem a proposta pedagógica da instituição, pois os diretores mantêm guardados, para que ninguém copie seu conteúdo. Isso torna uma dificuldade a reflexão do professor sobre o seu próprio trabalho, pois precisa conhecer que tipo de educação a instituição quer oferecer, que princípios devem ser trabalhados e quais os objetivos a serem conquistados.

A escola deve ter responsabilidade social, proporcionar situações didáticas fundamentais entre os temas a serem abordados e a prática, as formas pelas quais acontecerá a aprendizagem, através do desenvolvimento de habilidades de interpretação e leitura, pesquisa e estudo independente.

Esses parâmetros serve tanto na rede publica, como na rede privada de ensino, sua meta é garantir aos educandos o direito de usufruir dos conhecimentos necessários para exercer sua função de ensinar. Embora não sejam obrigatórios, os PCNs servem como norteadores para diretores, coordenadores e professores para a transformação de conteúdos e didática do ensino, mas também não são uma coleção de regras que pretendem ditar o que os professores devem ou não fazer. E sim, uma referência para a transformação de objetivos.

Os Parâmetros subdividem-se em: 

Ensino Fundamental – 1.ª a 4.ª série 
Têm como objetivo estabelecer uma referência curricular e apoiar a revisão e/ou elaboração da proposta curricular dos estados ou das escolas integrantes dos sistemas de ensino. 


Ensino Fundamental — 5.ª a 8.ª série 
Estabelecem, para os sistemas de ensino, uma base nacional comum nos currículos e servem de eixo norteador na revisão ou elaboração da proposta curricular das escolas. 


Ensino Médio 
Os PCN para o Ensino Médio têm por objetivo auxiliar os educadores na reflexão sobre a prática diária em sala de aula e servir de apoio ao planejamento de aulas e ao desenvolvimento do currículo da escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (210 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com